Confira aqui alguns fatores que podem aumentar ou diminuir o valor do seguro do carro.
Diversos fatores influenciam no valor de contratação do seguro de um veículo. Para calcular o preço da apólice, as seguradoras avaliam várias características, como por exemplo, idade do motorista, estado civil e local em que reside. Abaixo estão listados alguns motivos que possibilitam que o valor do serviço de seguro seja menor:
Quando a pessoa já fechou um contrato anteriormente com a empresa e não acionou o serviço de seguro no período de contrato. O valor da cotação tende a diminuir, a cada ano que o cliente renovar o contrato.
Quando o motorista já tem carteira de habilitação acima de 5 anos, nível superior de escolaridade e carteira assinada no mercado de trabalho, o valor da cotação tende a ser 35% menor.
Quando o proprietário deixa o carro em uma garagem e também quando o automóvel possui sistema de alarme, o preço tende a diminuir pois o risco de furto é menor.
Quando o modelo apresenta o menor número de furtos, a cotação do seguro é menor.
Quando o motorista é do sexo feminino e casada. Isso se deve pelo fato das mulheres terem mais cautela no trânsito e dirigirem o veículo em uma velocidade menor, se for comparado com a maior parte dos homens.
Existem também alguns motivos que possibilitam que o valor do seguro seja maior. São eles:
Na circunstância em que o local em que o proprietário reside é considerado arriscado. As regiões de risco são aquelas que apresentam o maior número de furtos e enchentes.
O condutor acabou de ter a sua carteira de habilitação. Isto se deve ao fator do índice de acidentes ser maior com jovens motoristas que ainda não tem experiência no trânsito.
O automóvel é blindado. O motivo do preço do seguro ser mais alto é devido o valor de conserto ser maior, em caso de sinistros.
Quando o veículo é de estilo esportivo. Isto porque os motoristas tendem a dirigir com uma velocidade mais alta, aumentando o risco de acidentes.
Confira agora quais são os principais tipos de cobertura dos seguros:
Cobertura Básica: Prevê a indenização de prejuízos de danos materiais causados no veículo segurado ou de sua perda.
Além disso, esta cobertura também prevê o indenização do segurado em casos de incêndio ou roubo do veículo.
Cobertura Adicional: Este tipo de cobertura amplia a Cobertura Básica. Ela pode indenizar por danos referentes a partes do veículo, assim como oferecer carro reserva, entre outras vantagens.
Serviços de Assistência: Este tipo de cobertura nada mais é do que o serviço de assistência 24horas, onde o assegurado pode solicitar auxílio para qualquer problema que acontecer com o carro, como troca de pneus, falta de bateria, reboque e coisas do tipo.
Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V): Este seguro cobre danos materiais ou corporais involuntários que venham a acontecer com terceiros. Ele reembolsa os terceiros até o valor estipulado em contrato. Acidentes Pessoais de Passageiros (APP): Este seguro indeniza os passageiros do veículo quanto a morte, invalidez e despesas médicas e hospitalares decorrentes de acidentes.