A fragilidade humana perante os riscos, os benefícios no seguro e a proposta de seguros como elemento essencial à aceitação do risco estão entre os temas abordados nesta edição
A 33ª edição do Boletim Opinião Acadêmica, publicada no site da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP, conta com a participação dos articulistas Sérgio Rangel Guimarães, Voltaire Giavarina Marensi e Dilmo Bantim Moreira.
O atuário Sérgio Rangel Guimarães pondera em seu artigo sobre a fragilidade e vulnerabilidade humana a eventos aleatórios e explica brilhantemente como o seguro equaciona esta questão.
O artigo do advogado Voltaire Giavarina Marensi comenta decisão recente do Superior Tribunal de Justiça que entendeu que as seguradoras têm prazo de 15 dias a partir do recebimento da proposta enviada pelo segurado para aceitar, ou não, o risco do bem objeto do contrato de seguro.
Já o presidente do CVG/SP, Dilmo Bantim Moreira aborda como tema os benefícios inclusos no seguro e que auxiliam o bem-estar dos segurados.
Para ler a íntegra dos artigos acesse: http://www.oficinadotexto.com.br/ansp/boletim033/
Sobre a ANSP
A Academia Nacional de Seguros e Previdência é uma associação sem fins lucrativos, voltada para o aperfeiçoamento institucional do seguro, da previdência privada e das instituições afins. Sua estratégia de atuação contempla a pesquisa, o arquivo e a informação, sendo, portanto, um centro permanente de estudos e pesquisas. O atual presidente da Academia é Mauro César Batista, que também é o Presidente do Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo (Sindseg/SP) e Membro do Conselho Administrativo da Escola Nacional de Seguros – FUNENSEG.