Empresa de São Paulo aposta modelo
de negócio que prevê que todo processo seja virtual
Se é possível, via internet, obter
valores de passagens aéreas e de diárias de hotéis, por que pagar
para uma agência de viagem fazer isso? Foi esse princípio que deu
origem aos sites que vendem pacotes turísticos diretamente aos
usuários. Uma empresa paulistana decidiu transpor esse conceito
para um mercado bem diferente: o de seguros.
Trata-se da Segurar.com, que adota
modelo semelhante de outros países. “A cadeia dos seguros não
envolve nada físico nem com logística complicada ou armazenamento.
É apenas a celebração de um acordo de intenções, e isso pode
perfeitamente ser feito de forma digital”, afirma o empresário
Oswaldo Romano Júnior, que fundou a Segurar.com em 2011. “O que
faltava era uma plataforma.”
Na Inglaterra, segundo ele, 75% das
apólices já são feitas totalmente on-line. No entanto, a regras do
setor no Brasil são mais rígidas e exigem, por exemplo, a
intermediação de um corretor, o que ainda dificulta a disseminação
da novidade. Há várias empresas do ramo no país que atuam na
internet, mas na Segurar.com o processo todo é feito via
computador.
“A Segurar.com é uma corretora. A
diferença é que ela opera de forma totalmente on-line — não há
gastos, por exemplo, com telemarketing. Isso se reflete em uma
economia para o cliente que vai de 10% a 40%, dependendo da
modalidade de seguro”, diz o diretor de marketing da empresa,
Sílvio Giannini.
Apesar das vantagens financeiras, a
grande maioria das pessoas ainda prefere fazer seguros de maneira
convencional, com o apoio de um corretor. Para Romano Júnior, isso
se deve à cultura tradicional do setor e à falta de conhecimento de
que há um meio alternativo de celebrar o negócio.
“Algumas pessoas ainda consideram
mais cômodo que o corretor ligue para elas quando a apólice precisa
ser renovada e ofereça as opções. Mas para o corretor é
interessante que a pessoa feche um seguro pelo maior valor, pois
ele recebe por comissão, que em média é de 25%. Nós cobramos um
valor bem inferior a isso e damos a liberdade de o consumidor
pesquisar os seguros diretamente”, compara.
Em algumas modalidades, porém, a
tendência está mudando mais rapidamente. É o caso das apólices de
gadgets, viagens e de bicicleta, áreas menos tradicionais e
burocratizadas do que os seguros de automóvel, por exemplo. “Hoje
nosso site tem cerca de 250 mil visitantes únicos por mês. Estamos
tendo um crescimento considerável a cada trimestre, e aumentamos o
faturamento em cinco vezes desde a fundação”, declara Giannini.