O Seguro DPVAT tem por finalidade o pagamento de indenizações a vítimas de trânsito, independentemente de qualquer questionamento sobre a culpa dos envolvidos no acidente. Para facilitar o acesso da população aos benefícios do seguro, a Seguradora Líder-DPVAT criou uma rede de pontos oficiais de atendimento em todo o território nacional, que passou de 482, em 2009, para 7880, em 2014. Os pedidos de indenização são recebidos e processados sem nenhum custo para o beneficiário, além de dispensar a participação de qualquer tipo de intermediário. A seguradora paga a indenização em até 30 dias, a partir da entrega completa dos documentos necessários.
Mesmo com permanente atenção e na administração do DPVAT, o seguro é alvo de fraudes nos processos, geralmente praticadas por intermediários inescrupulosos. Com o objetivo de dar efetividade ao combate às fraudes, a seguradora criou um departamento dedicado à análise, apuração e representação criminal.
Como resultado deste trabalho, de 2010 a 2015, a companhia apresentou às autoridades mais de 12 mil notícias de crime, que resultaram na instauração de 4.238 inquéritos policiais, e mais de duas centenas de denúncias já oferecidas pelo Ministério Público, além de 54 sentenças condenatórias. Adicionalmente, foram formalizadas 582 representações disciplinares a instituições de fiscalização de atividades profissionais.
Indenizações
Em 2014, foram 763 mil indenizações pagas, abrangendo as coberturas de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas de assistência médica em consequência de acidentes de trânsito.