A Fenacor promove a primeira edição do seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito” em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na primeira cidade, o encontro acontece no dia 12 de agosto, no Hotel Renaissance. Já na segunda, a apresentação ocorre na semana seguinte, no dia 19, no Windsor Atlântico.
Com o apoio da Funenseg, dos Sincors e da FenSeg, além dos Sindicatos das Seguradoras, da Seguradora Líder e do Observatório do Trânsito, o evento visa reunir profissionais do mercado de seguros e autoridades do trânsito, meio ambiente e segurança pública.
Além de São Paulo e do Rio de Janeiro, o seminário seguirá para todas as capitais brasileiras nos próximos meses.
A realidade da atividade do desmonte de peças de veículos no Brasil mudou a partir do dia 20 de maio deste ano, quando entrou em vigor a Lei Federal 12.997, de 2014, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres no Brasil.
Com as novas regras, o mercado securitário espera criar seguros para carros com mais de cinco anos de fabricação, além de reduzir significativamente os índices de roubos e furtos de veículos no país – em 2014, segundo a CNSeg, foram roubados ou furtados cerca de 516 mil carros no Brasil, e apenas pouco mais da metade foi recuperada (270 mil). A maioria dos proprietários desses veículos acionou seus seguros.
A lei tem autoria de Armando Vergilio, ex-deputado federal pelo SD-GO e atual presidente da Fenacor.