A Allianz
Seguros divulgou seu
terceiro relatório anual de
sustentabilidade. Referente à atuação da companhia em 2014, trata o
tema nas dimensões social, ambiental e econômico-financeira. O
documento foi elaborado com base nas diretrizes G4 – versão mais
atual da Global Reporting Initiative (GRI), organização que
estabeleceu o padrão de relato de sustentabilidade mais difundido
internacionalmente.
“Temos
a sustentabilidade como um de nossos
pilares. Em nosso entendimento, a gestão sustentável é a melhor
maneira de uma companhia ser próspera nos negócios e realmente
estar inserida na sociedade em que atua. Então, ao integrarmos as
questões sociais, ambientais e de governança fortalecemos os nossos
resultados e impactamos positivamente o presente e o futuro de
pessoas e locais com nossas ações”, afirma Ingo Dietz, diretor de
Relações Institucionais da Allianz Seguros.
Desenvolvimento da
sociedade
O ano de 2014 foi emblemático à
Allianz. Além de ter completado 110 anos de operação no Brasil,
comemorou os 20 anos da Associação Beneficente dos Funcionários do
Grupo Allianz (ABA). Ao longo das duas décadas, a instituição
atendeu mais de seis mil crianças e adolescentes da comunidade
Santa Rita, localizada no bairro de Cangaíba, zona leste de São
Paulo.
O My Finance Coach é outra ação da
Allianz voltada à sociedade. Gratuito, é aplicado
por jovens aprendizesaté membros do Comitê
Executivo da companhia a alunos de dez a 14 anos de escolas
públicas e privadas e ONGs das capitais paulista e fluminense. Até
o final do último ano, 4.300 jovens de 15 instituições foram
beneficiados.
Soluções
verdes
Por pertencer a um Grupo conectado
com os desafios globais, a Allianz Brasil oferece seguros que
auxiliam na mitigação dos impactos ambientais e sociais. Como
exemplos, podem ser citados os produtos Agrícola e Floresta,
com indenizações em caso de perdas por
condições adversas do clima, como também o Residência, Condomínio e
Empresa PME, que oferecem consultoria e descarte
sustentáveis aos segurados.
Contribuição dos
colaboradores
Ao longo de 2014,
a região Sudeste, onde está instalada a sede
da Allianz e concentrados cerca de 90% dos colaboradores da
empresa, viveu a pior crise hídrica dos últimos 84 anos.
Como forma de contribuir na contenção desse cenário, a companhia,
com a colaboração de seus empregados, intensificou as ações de uso
consciente do recurso.
Além de o prédio em São Paulo
obedecer a requisitos ambientais e de sustentabilidade com
certificação ambiental e selo Leadership in Energy and
Environmental Design (LEED) e ser preparado, por exemplo, para
captar a água da chuva, muita disciplina e auxílio de outros itens
incidiram contra o desperdício. E, portanto, implicaram no
percentual de economia em 2014, em relação a 2013.
Perspectivas
Em 2015, a Allianz espera crescer
aproximadamente 10%, percentual acima do mercado. Porém, pautada no
desenvolvimento sustentável e em inovação. Prova disto é o
lançamento do Allianz Auto Instituto Ayrton Senna, o primeiro
seguro de automóvel com o benefício social do Brasil.
Para conferir o documento completo,
acesse: www.relatorioallianz.com.br.