A Tokio Marine continua a se destacar com resultados positivos no mercado segurador nacional. Nos seis primeiros meses de 2015, a empresa registrou crescimento de 22% no prêmio emitido sobre o mesmo período do ano passado, com uma receita líquida de R$ 1,89 bilhão. O Índice Combinado foi de 99,5% e o Lucro Líquido de R$ 74,3 milhões, 13,5% maior do que o primeiro semestre de 2014.
“Os números comprovam que estamos no rumo certo para alcançar as metas do Plano Avançar, que prevê um crescimento médio de 15% ao ano até 2017”, diz o presidente da companhia, José Adalberto Ferrara. No geral, o desempenho no primeiro semestre deste ano foi 22% maior, enquanto o crescimento do mercado foi de 5%, sem VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).
A seguradora registrou ainda redução de 0,9 ponto percentual nas despesas de comercialização, se comparado com os seis primeiros meses de 2014. O percentual do primeiro semestre de 2015 foi de 18,7% contra 19,6% do mesmo período do ano anterior. Em 30 de junho de 2015, o Patrimônio Líquido foi da ordem de R$ 1.024,4 milhões, contra R$ 914,9 milhões de dezembro do ano anterior.
Há três anos consecutivos, a carteira de automóvel da Tokio Marine tem obtido o maior crescimento do mercado brasileiro, e o bom desempenho se manteve no primeiro semestre de 2015. Nesse período, o resultado foi 26,8% superior ao do ano passado, enquanto o mercado cresceu 5,5%. Atualmente, a empresa ocupa a sétima posição no ranking nacional desse segmento.
Já na carteira de Ramos Diversos Massificados, o destaque foi o produto Condomínio, que teve um crescimento de 42,5% em relação ao mesmo período de 2014. O dado coloca a companhia como a quinta maior do mercado na modalidade. “O resultado é reflexo dos investimentos contínuos e do cuidado com a qualidade do atendimento aos Corretores e Segurados, além do compromisso em oferecer produtos, serviços e processos inovadores”, explica o presidente.
Outro resultado importante da diretoria de Produtos Massificados foi o do segmento de pessoas, que cresceu 15,8% no semestre, enquanto o mercado subiu 9,6%. A meta da companhia é ser uma das cinco maiores empresas independentes de Vida em Grupo e figurar entre as dez maiores seguradoras de pessoas do País até 2018, de acordo com as diretrizes do Plano Avançar.
A Tokio Marine também registrou um bom desempenho no segmento Afinidades. O produto Garantia Estendida, por exemplo, teve um desempenho 200,3% superior em relação ao primeiro semestre do ano passado.
A diretoria de Produtos Pessoa Jurídica cresceu 37% no primeiro semestre de 2015, enquanto a média do mercado foi de 1,6%. O prêmio emitido líquido no período foi de R$ 485 milhões. Com esses números, o market share da seguradora passou de 3,9% para 5,3%.
“Entre as carteiras, o destaque absoluto é a de Garantia, que cresceu 547% nesse período. Com esse resultado, a Companhia passou do 14º para o 10º lugar no ranking nacional. Outros excelentes desempenhos foram registrados nas carteiras de Riscos Nomeados (110,8%), RC Geral (108,9%), Aeronáutico (102,7%) e Riscos de Petróleo (97,9%)”, afirma Ferrara.
O Produto Empresarial teve um desempenho 40,7% superior ao do primeiro semestre do ano passado. No consolidado de Transportes, o desempenho da seguradora foi 11% maior nos seis primeiros meses de 2015, com destaque para o crescimento de 82,3% no segmento Internacional.
Segundo o executivo, a companhia também está focada em desenvolver mais produtos específicos e customizados voltados a determinados nichos, como o segmento de pequenas e médias empresas. A estratégia consiste em crescer organicamente, sustentada pelos pilares de qualidade e compromisso do time de colaboradores, qualidade dos produtos e, especialmente, qualidade na entrega dos serviços.