As operadoras de
assistência odontológica estão investindo cada vez
mais em prevenção. Segundo o relatório de análise do mercado
do Sindicato Nacional das Empresas
de Odontologia de Grupo (Sinog), as
depesas assistênciais líquidas no segmento passaram de R$ 82
milhões, no primeiro semestre de 2011, para R$ 149,3 milhões, no
segundo semestre de 2013. O levantamento, que é extraído dos dados
fornecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar
(ANS), foi o último divulgado pela
instituição.
Os procedimentos preventivos são
aqueles que visam à manutenção da saúde
bucal. Entre esses estão à higienização da língua; jatos
de bicarbonato de sódio; polimento; raspagens manuais e com
ultrasom; exame de halitose; e a adequação da técnica de escovação
e o uso de fio dental. “Todas essas ações contribuem decisivamente
para a redução da sinistralidade, uma das maiores dificuldades
operacionais das operadoras. Isso de deve, de maneira geral, pela
cultura do brasileiro, que enxerga a odontologia mais como um
processo curativo do que preventivo”, garante o Dr. José Henrique
de Oliveira, diretor de Operações e Credenciamento do Inpao
Dental.
Ainda de acordo com o documento,
entre os procedimentos mais utilizados pelas operadoras,
os preventivosestão em primeiro lugar com
mais de 18,8 milhões de realizações. Em segundo estão a raspagem
supra-gengival por hemi-arcada, com 12,9 milhões, e a aplicação
tópica de flúor por hemi-arcada, com 10,6 milhões de realizações.
Restauração de dentes permanentes (8,2 milhões); exames
radiográficos (6,3 milhões) e consultas odontológicas (6,05
milhões) são os outros mais comuns.
O aumento nas ações de prevenção
contribuiu também para a redução proporcional das exodontias
simples de permanentes, que são as remoções cirúrgicas de um
elemento dentário. A execução desse procedimento não acompanhou o
ritmo de expansão do mercado. Entre o primeiro semestre de 2011 e o
segundo semestre de 2013, o número de beneficiários cresceu 27,20%,
saltando de 15,8 milhões para 20,1 milhões. Nesse mesmo período, as
exodontias passaram de 351 mil procedimentos realizados para 398
mil, uma elevação de “apenas” 13,31%.
Os números explicam, porém não
revelam todo o trabalho que é feito pelas operadoras nos
bastidores. “Desenvolvemos uma série de materiais de comunicação
voltados à importância da escovação e a manutenção da saúde bucal
para auxiliar nossos parceiros e clientes”, explica o Dr. José
Henrique. “Toda vez que somos acionados, participamos de Sipats
(Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), por
exemplo, que é mais uma forma de conscientizar o beneficiário no
dia a dia”, completa.
Outra ação de impacto lançada
recentemente pelo Inpao Dental foi
a Guia de Tratamento Odontológico. A nova GTO
online é um sistema tecnológico desenvolvido para otimizar a rotina
no consultório e visa ampliar a transparência dos processos,
eliminar em 100% as glosas administrativas, e reduzir ainda mais a
sinistralidade. Iniciativas como essas ajudam a explicar porque a
operadora atualmente possui o menor sinistro global do mercado. Em
2014, o índice foi de 38%, bem abaixo da média do mercado, estimada
em 47%.