Novo site possui uma navegação simplificada e linguagem mais acessível
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança em 15 de março o seu novo portal corporativo. De acordo com a ANS, o novo site possui uma navegação simplificada e linguagem mais acessível.
A reformulação da principal ferramenta de comunicação da ANS teve início em 2009. Um comitê formado por diversos setores da Agência coordenou o trabalho. O novo portal foi desenvolvido em gerenciador de conteúdo gratuito (software livre) e cumpre recomendações de acessibilidade do Programa de Governo Eletrônico Brasileiro (E-Gov).
"Entendemos esse novo portal como um case de gestão do governo federal, pois é resultado de pesquisas com todos os perfis de usuários. A ANS ouviu seus clientes e vai continuar ouvindo, pois esse é um processo contínuo", ressalta o Secretário-Geral da Agência e coordenador do comitê do portal, Bruno Sobral, em comunicado.
Entre as principais novidades estão:
• áreas destinadas aos dois principais públicos da ANS: consumidores e operadoras de planos de saúde;
• possibilidade de assinatura de conteúdos;
• compilação de toda a legislação do setor, com as referências de alterações e revogações marcadas no texto;
• acesso facilitado a perguntas frequentes e aos canais de atendimento da Agência;
• layout mais dinâmico com fotos em rotação automática na página inicial;
• acesso rápido às áreas que apareceram como de maior interesse pelos públicos nas pesquisas realizadas.
Uma das técnicas presenciais utilizadas para melhor compreensão do ponto de vista do usuário foi o card sorting, método que observa como o público-alvo organiza, por meio de cartões, as informações da forma mais adequada para ele. Dessa maneira, segundo o órgão, é possível considerar no portal a lógica de quem o acessa.
Testes de usabilidade foram feitos com frequentadores do Procon do Rio de Janeiro, representantes de operadoras de planos de saúde e de prestadores de serviços de saúde, além de servidores da própria ANS.
|