A Porto Seguro realizou, nesta
quinta-feira (05/05) uma teleconferência para apresentar os
resultados do 1º trimestre deste ano.
O grupo registrou crescimento das
receitas totais e aumento da lucratividade. Muitos produtos
evoluíram mais de 15%, como os seguros de auto das marcas Azul e
Itaú, os produtos de Vida e Odontológico e ainda a operação de
Consórcio.
Além disso, a base de clientes
continuou se expandindo, sendo que a frota segurada teve um
incremento de mais de 250 mil veículos. O total de vidas seguradas
no seguro de Pessoas evoluiu em mais de 400 mil. A Porto Seguro
também obteve um acréscimo de 200 mil residências no seguro
Residencial da marca.
Foi confirmado ainda que a Porto
Seguro adquiriu a carteira de seguros de automóveis da Chubb, com o
objetivo de reforçar o posicionamento no segmento de veículos de
alto valor. No evento, foi destacado que o cenário econômico mais
desafiador tem impactado o ritmo de crescimento do mercado de
seguros nos últimos anos. No entanto, como a penetração do setor no
Brasil é baixa, o mercado ainda apresenta diversas oportunidades
inexploradas, seja nos modelos tradicionais ou mesmo em novos
nichos e regiões.
Já o resultado financeiro do
trimestre foi favorecido principalmente pelo melhor desempenho dos
ativos indexados ao juro real e à inflação, seguidos das aplicações
em renda variável, apresentando um crescimento de 30% em relação ao
primeiro trimestre de 2015. A rentabilidade, excluindo-se os
recursos previdenciários, atingiu 3,9%.
A companhia gerou um lucro líquido
de R$ 240 milhões no acumulado até março, com incremento de 4% em
comparação ao mesmo período do ano passado.
A Porto Seguro atua há mais de 70
anos no mercado e lidera o ranking do setor nos ramos de Seguro
Auto e Residência. Atualmente, são aproximadamente oito milhões de
clientes, 15 mil funcionários, 19 mil prestadores e 29 mil
corretores de seguros parceiros.
O Grupo Porto Seguro é formado por
25 empresas – entre elas Azul Seguros e Itaú Seguros de Auto e
Residência – que atuam nos mais diversos ramos como seguros,
produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência,
proteção e monitoramento, telefonia celular, plano de saúde para
Pets, entre outros. No ano passado, o lucro líquido da companhia
foi de R$ 1 bilhão.