Com o objetivo de acompanhar mais
de perto a saúde de seus beneficiários, a Amil investe na
reestruturação de seus programas de prevenção. O marco desse
movimento é o lançamento, em agosto, do Sistema de Gestão Vida de
Saúde – modelo que organiza suas iniciativas por meio de uma linha
de cuidados centrada em 16 especialidades. Um software acompanhará
a evolução de cada beneficiário dentro dos programas, viabilizando
cuidados personalizados. A tecnologia também ajudará a mapear a
economia gerada pela prevenção em cada um desses fluxos.
Um dos pilares do novo sistema é a
unidade de atendimento multidisciplinar Clube Vida de Saúde.
Lançados no começo do ano no Rio de Janeiro e em São Paulo, esses
locais oferecem cuidado primário, por meio de equipes integradas
por médicos de família, enfermeiros e agentes de saúde. Entre os 12
clubes estão distribuídos diferentes programas de prevenção,
voltados para cefaleia, alimentação saudável, emagrecimento,
cuidado da dor, diabetes, combate ao tabagismo, anticoagulação,
asma, correção postural, hipertensão, estomaterapia e planejamento
familiar.
Programas de
suporte
Outros cinco programas de suporte
possuem foco em grupos específicos de pacientes e funcionam além
dos clubes. Nas Unidades de Correção Postural (UCP), aqueles que
sofrem de problemas na coluna são acompanhados por uma equipe de
fisioterapeutas. O modelo também tem grande adesão das
empresas-clientes da Amil, que desenvolvem a iniciativa no modelo
in company.
Outro programa extensível a
corporações é o Mamãe e Criança, que oferece cursos para gestantes
e suporte à mãe e ao bebê, inclusive telefônico, desde o nascimento
até os 12 anos. Complementam a lista o programa Bem Viver – de
cuidado domiciliar a idosos indicados pelo sistema; o programa de
adesão ao tratamento (PAT) – em que os pacientes com doenças
crônicas recebem a renovação da receita médica em domicílio; e o
programa de medicamentos imunobiológicos – que direciona pacientes
reumatológicos do Rio de Janeiro a uma unidade específica para
terapia infusional.
Tecnologia na
saúde
Para fazer a gestão de saúde a
partir das informações de todo esse volume de atendimento, será
usado um software de inteligência médica. Com esses dados, a
operadora vai realizar estudos sobre doenças mais prevalentes na
sua população, estatísticas de reincidência de internações e
frequência de uso do plano, entre outros indicadores. “O principal
uso da inteligência médica é medir, efetivamente, o retorno das
iniciativas para a saúde do próprio paciente. Além disso, a
ferramenta pode sinalizar a necessidade de aperfeiçoamento ou
implementação de novos programas, gerando importantes indicadores
assistenciais”, enfatiza Hans Dohmann, diretor de Gestão de Saúde
da operadora.
Ainda no contexto do sistema de
gestão, outras ferramentas são de uso dos clientes. Por meio do
PAQV (Programa Amil Qualidade de Vida), os beneficiários podem
preencher um questionário online sobre seus hábitos de vida, que é
utilizado para determinar o fator de risco para enfermidades
específicas. Os clientes de um determinado conjunto de empresas de
São Paulo também contam com o Ligue Saúde – linha direta com
enfermeiras que orientam sobre bem-estar e qualidade de vida.
Cuidado
integrado
A história da operadora com
programas de prevenção de saúde começou ainda na década de 1990,
com um grupo de acompanhamento a doentes crônicos. O investimento
mais recente na área foi a criação de uma diretoria voltada para
Gestão de Saúde, em 2015. “Todo esse movimento revela o quanto a
empresa está empenhada em propor um novo modelo de atenção.
Queremos ser referência quando as pessoas pensam em prevenção e
cuidado primário na saúde suplementar. Assim, estaremos
contribuindo para uma mudança de paradigma no setor: evitar a
doença e acompanhar aqueles que já possuem enfermidades,
principalmente crônicas, por meio do cuidado integrado”, explica
Dohmann.