A recuperação da carteira de veículos já é visível em algumas
regiões, principalmente no interior de São Paulo – e indícios dessa
recuperação estão nos resultados apurados pela Tokio Marine
Seguradora “Nesse terceiro trimestre, já retomamos o crescimento no
ramo Auto, com um incremento de 5,5% em relação ao mesmo período do
ano anterior, o que deve indicar um encerramento de 2016 bastante
positivo”, afirma o diretor Regional SP Interior I da companhia,
Júlio Sato, em entrevista exclusiva ao CQCS.
Segundo ele, apesar do cenário de incertezas decorrente do
panorama econômico, as perspectivas são as melhores possíveis na
região, principalmente em vista de lançamentos de novos produtos e
de sistemas que permitem “um leque maior de opções aos nossos
parceiros poder expandir seus negócios”, nas palavras de Sato.
O executivo acrescenta ainda que a Tokio Marine continua a
manter um estreito relacionamento com os corretores de seguros e
assessorias, por acreditar ser essa estratégia um grande
diferencial, que permite sinergia e confiança maiores dos
parceiros, que passam a direcionar mais negócios para a companhia.
“Estamos intensificando nossos investimentos em capacitação, tanto
de nossos colaboradores como dos corretores/assessorias, pois
quanto maior o conhecimento, maior a eficiência”, frisa.
Júlio Sato afirma que o primeiro semestre foi complicado, com a
produção andando de lado em relação ao mesmo período do ano
passado, principalmente devido ao reflexo da carteira de Auto, que
deteve queda de 9,6%. Ainda assim, a retração do período foi
compensada por crescimento expressivo nos segmentos de massificados
(36%), produtos voltados para empresas (31,9%) e seguros de vida
(40%). “Os produtos que mais se destacaram foram os seguros
residencial com 44,2% de crescimento; de Responsabilidade Civil
Geral, com 55,6%; de RN/RO (52,7%) e o Vida em Grupo (44,2%)”,
revela o diretor da Tokio Marine.
Ele destaca, ainda, o papel fundamental exercido pelos
corretores nesse processo, que considera fundamental, tendo em
vista que a captação da seguradora é 100% feita através desse
canal. Para aprofundar esse relacionamento, a Tokio Marine investiu
muito em treinamentos, auxiliando os corretores a buscar melhor
qualificação e, dessa forma, realizar uma venda cada vez mais
consultiva e adequada às necessidades de cada cliente. “Cabe à
Tokio Marine ser o facilitador e o provedor para poder atender as
necessidades dos Corretores e Clientes, com produtos cada vez mais
completos e inovadores”, enfatiza, acrescentando que a regional que
dirige tem criado uma sinergia que proporciona um elo de confiança
para que os parceiros de negócios possam gerir e canalizar essa
produção junto a Tokio Marine.
Para os próximos meses, a aposta está no ramo de massificados
como o segmento que continuará em alta, com foco no seguro
residencial, devido a séries de intempéries que tem atingido a
região, e os produtos para empresas, como o empresarial PME e
Riscos de Engenharia de pequenas obras e reformas.
Além disso, a Tokio Marine continuará investindo no lançamento
de diversos produtos a fim de buscar novos nichos, como foi o caso
do seguro Auto Roubo + Rastreador.
PARCEIROS. A regional comandada por Júlio
Sato tem quase três mil corretores ativos. Para ouvir a todos, a
companhia realiza vários encontros, do tipo road show, nos quais os
parceiros da companhia têm total liberdade para fazer críticas e
apresentar sugestões.
Sato considera esses encontros como grandes oportunidades para
se buscar melhorias a serem implementadas, buscando produtos e
sistemas mais simples, que possam estar otimizando e reduzindo o
custo da sua operação no dia a dia.