A Susep diz que não é uma sociedade
seguradora autorizada a funcionar!
A youse diz que cumpre a
legislação!
https://www.cqcs.com.br/noticia/youse-garante-que-cumpre-legislacao/
Ela é uma seguradora focada em
seguros online. Mas por que a controvérsia?
http://segurogaucho.com.br/noticia/deputado-pede-rapida-acao-da-susep-contra-a-youse-seguradora-2/
Fenacor e Susep dizem que
seguradora não está autorizada a Funcionar:
https://www.cqcs.com.br/noticia/caso-youse-confira-na-integra-denuncia-feita-susep-pelo-sincor-sp-e-fenacor/
http://www.sincorrs.com/noticias/noticias-da-news/1271-fenacor-e-sincor-rs-denunciam-%E2%80%9Cyouse-seguradora-on-line%E2%80%9D.html
https://www.fenacor.org.br/noticias/susep-youse-nao-esta-autorizada-a-operar
O que pensar?
Fiz o meu papel de consumidor e
descobri que:
1) A página online é muito bonita
e criativa. Certamente que há um apelo moderno na venda de produtos
de seguro. Também falta, por virtude, mais esclarecimento sobre
Condições Gerais do Produto e Informações do que não se
contratou.
2) Há surpreendente Rapidez na
cotação.
3) As Coberturas foram
desenvolvidas num modelo de seguro popular. A PT é o destaque.
Porém, faltam a cobertura RCF/DM e a cobertura de Perda
Parcial. Enfim, pra quem se preocupa com a PT, é uma opção, em
matéria de custos.
4) Algumas ações sociais são
muito interessantes e destacadas.
5) A seguradora
(garantidora) informada é a CAIXA.
6) O telemarketing
funciona.
7) Observei na página do Reclame
Aqui e eles têm 100% de atendimento satisfatório.
9) Há uma corretora e não há um
corretor no atendimento. Uma Plataforma digital que se destaca. O
cliente faz toda a contratação. Mas isso não significa mau
atendimento. Ela possui vários métodos para se comunicar. Mas não
se desespere: Existe uma corretora S/A no negócio.
10) Aplicativos interessantes,
inclusive o de atendimento.
11) Dificuldade para o cliente
"leigo" entender o que poderia contratar a mais. A venda não é tão
clara assim; ou o cliente pode desconhecer de coberturas; ou o
cliente não é informado de que no mercado poderá ter alternativas
melhores de contratação de coberturas - como e o caso da PP (Perda
Parcial). Também, e surpreendentemente, da falta da cobertura para
o terceiro por Danos Materiais.
13) Há uma falsa impressão de que
o seguro é barato. Afinal, quando vai se agregando coberturas, o
preço vai se avolumando. Porque não há milagres no seguro que
não advenham de cálculos atuariais. Entretanto, não deixa de ser
uma boa compra com coberturas inevitavelmente reduzidas.
14)ETC
Diferentemente, como listado
acima, a polêmica não é tão fácil de se desvendar assim. A cor da
logo da Caixa é Azul com detalhe "Laranja". No caso da Youse é
preto com "Laranja". Mas é exatamente ela quem aparece como
seguradora da Youse - que é uma Plataforma Digital. Então, tudo
certo com as cores das logomarcas, que não se fundem?
A Susep é a autorreguladora do
mercado. O novo gestor é muito eficiente. Ela autoriza e fiscaliza.
Sabe identificar nuances que poderiam demonstrar desvio de
finalidade em casos de seguro. E ela mesma identificou algo que a
fez soltar o verbo autorizar que me preocupa, e não tem nada a ver
com as cores das logomarcas. Afinal, por ser a CEF, Pública,
deveria estar mais de acordo com o próprio de acordo da
autarquia.
De outra forma, tudo o que uma
seguradora faz está sob o crivo e o olhar do órgão fiscalizador.
Tanto, para exemplificar, do Capital, como dos Produtos. E a
polêmica nos surpreende.
Ademais, o que mais me chama a
atenção é o fato de que a Susep age na ponta para coibir o que não
está certo na indústria do seguro. Veja este caso, abaixo:
Então, o que está acontecendo sob
a serração das declarações?
Hoje pela manhã eu recebi a
ligação de uma pessoa muito simpática, como já demonstrei
anteriormente. Ela foi muito prestativa e queria fechar as cotações
que ei fiz no site. Nesse momento eu fiz a vez do consumidor,
agindo como leigo. De fato eu fiquei preocupado. Por mais que ela
tentasse me impressionar, eu não consegui ficar seguro com as
respostas e o método de venda. Na realidade eu me sentiria muito
mais tranquilo se um corretor de seguros estivesse analisando uma
proposta para me oferecer. E não escrevo isso porque sou corretor.
A verdade é que a função do corretor é justamente entender o
cliente como ninguém. Entretanto, um belo elogio para a atendente
do Youse, por ser bem simpática, apesar da minha consideração sobre
outras coberturas ao consumidor.
Certamente, com vários elogios ao
pessoal do Youse pela dinâmica de vendas, há espaço pra todo mundo.
Felizmente, também, essa Plataforma Digital tem tudo para ser um
sucesso, com milhares de visitas por dia. Mas é um fato, que ela
precisa de um conceituador no negócio. E esse hiato que faço no
texto é justamente para incentivar a busca desse sucesso como
padrão de excelência.
E fica a dúvida aqui:
- O que a Susep quis dizer quando
informou que a Youse não está autorizada a funcionar?
Essa é a resposta que queremos
para o título de hoje.
Armando Luis Francisco