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Ser ou não ser, eis a questão do Youse

Fonte: Segs Data: 26 outubro 2016 Nenhum comentário

A Susep diz que não é uma sociedade seguradora autorizada a funcionar!

A youse diz que cumpre a legislação!
https://www.cqcs.com.br/noticia/youse-garante-que-cumpre-legislacao/
 
Ela é uma seguradora focada em seguros online. Mas por que a controvérsia?
 
http://segurogaucho.com.br/noticia/deputado-pede-rapida-acao-da-susep-contra-a-youse-seguradora-2/
 
Fenacor e Susep dizem que seguradora não está autorizada a Funcionar:
 
https://www.cqcs.com.br/noticia/caso-youse-confira-na-integra-denuncia-feita-susep-pelo-sincor-sp-e-fenacor/
 
http://www.sincorrs.com/noticias/noticias-da-news/1271-fenacor-e-sincor-rs-denunciam-%E2%80%9Cyouse-seguradora-on-line%E2%80%9D.html
 
https://www.fenacor.org.br/noticias/susep-youse-nao-esta-autorizada-a-operar
 
O que pensar?
 
Fiz o meu papel de consumidor e descobri que:
 
1) A página online é muito bonita e criativa. Certamente que há um apelo moderno na venda de produtos de seguro. Também falta, por virtude, mais esclarecimento sobre Condições Gerais do Produto e Informações do que não se contratou.
 
2) Há surpreendente Rapidez na cotação.
 
3) As Coberturas foram desenvolvidas num modelo de seguro popular. A PT é o destaque. Porém,  faltam a cobertura RCF/DM e a cobertura de Perda Parcial. Enfim, pra quem se preocupa com a PT, é uma opção, em matéria de custos.
 
4) Algumas ações sociais são muito interessantes e destacadas.
 
5)  A seguradora (garantidora) informada é a CAIXA.
 
6) O telemarketing funciona.
 
7) Observei na página do Reclame Aqui e eles têm 100% de atendimento satisfatório.
 
9) Há uma corretora e não há um corretor no atendimento. Uma Plataforma digital que se destaca. O cliente faz toda a contratação. Mas isso não significa mau atendimento. Ela possui vários métodos para se comunicar. Mas não se desespere: Existe uma corretora S/A no negócio.
 
10) Aplicativos interessantes, inclusive o de atendimento.
 
11) Dificuldade para o cliente "leigo" entender o que poderia contratar a mais. A venda não é tão clara assim; ou o cliente pode desconhecer de coberturas; ou o cliente não é informado de que no mercado poderá ter alternativas melhores de contratação de coberturas - como e o caso da PP (Perda Parcial). Também, e surpreendentemente, da falta da cobertura para o terceiro por Danos Materiais.
 
13) Há uma falsa impressão de que o seguro é barato. Afinal, quando vai se agregando coberturas, o preço vai se avolumando.  Porque não há milagres no seguro que não advenham de cálculos atuariais. Entretanto, não deixa de ser uma boa compra com coberturas inevitavelmente reduzidas.
 
14)ETC
 
Diferentemente, como listado acima, a polêmica não é tão fácil de se desvendar assim. A cor da logo da Caixa é Azul com detalhe "Laranja". No caso da Youse é preto com "Laranja". Mas é exatamente ela quem aparece como seguradora da Youse - que é uma Plataforma Digital. Então, tudo certo com as cores das logomarcas, que não se fundem?
 
A Susep é a autorreguladora do mercado. O novo gestor é muito eficiente. Ela autoriza e fiscaliza. Sabe identificar nuances que poderiam demonstrar desvio de finalidade em casos de seguro. E ela mesma identificou algo que a fez soltar o verbo autorizar que me preocupa, e não tem nada a ver com as cores das logomarcas. Afinal, por ser a CEF,  Pública, deveria estar mais de acordo com o próprio de acordo  da autarquia.
 
De outra forma, tudo o que uma seguradora faz está sob o crivo e o olhar do órgão fiscalizador. Tanto, para exemplificar, do Capital, como dos Produtos. E a polêmica nos surpreende.
 
Ademais, o que mais me chama a atenção é o fato de que a Susep age na ponta para coibir o que não está certo na indústria do seguro. Veja este caso, abaixo:
 
 
Então, o que está acontecendo sob a serração das declarações?
 
Hoje pela manhã eu recebi a ligação de uma pessoa muito simpática, como já demonstrei anteriormente. Ela foi muito prestativa e queria fechar as cotações que ei fiz no site. Nesse momento eu fiz a vez do consumidor, agindo como leigo. De fato eu fiquei preocupado. Por mais que ela tentasse me impressionar, eu não consegui ficar seguro com as respostas e o método de venda. Na realidade eu me sentiria muito mais tranquilo se um corretor de seguros estivesse analisando uma proposta para me oferecer. E não escrevo isso porque sou corretor. A verdade é que a função do corretor é justamente entender o cliente como ninguém. Entretanto, um belo elogio para a atendente do Youse, por ser bem simpática, apesar da minha consideração sobre outras coberturas ao consumidor.
 
Certamente, com vários elogios ao pessoal do Youse pela dinâmica de vendas, há espaço pra todo mundo. Felizmente, também, essa Plataforma Digital tem tudo para ser um sucesso, com milhares de visitas por dia. Mas é um fato, que ela precisa de um conceituador no negócio. E esse hiato que faço no texto é justamente para incentivar a busca desse sucesso como padrão de excelência.
 
E fica a dúvida aqui:
 
- O que a Susep quis dizer quando informou que a Youse não está autorizada a funcionar?  
 
Essa é a resposta que queremos para o título de hoje.
 
Armando Luis Francisco
 

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