A SulAmérica, anunciou nesta terça-feira (3) apoio a cinco organizações sem fins lucrativos em 2017 para o desenvolvimento de projetos relevantes na área da saúde. As entidades selecionadas receberão o aporte de R$ 7 milhões via leis de incentivo fiscal. São elas: Fundação Banco de Olhos de Goiás (GO), Instituto do Câncer Infantil (RS), Instituto do Câncer do Ceará (CE), Associação Escola Louis Braille (RS) e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD-SP).
“O investimento social da SulAmérica está focado na geração de valor para a sociedade por meio do apoio a iniciativas que ampliem o acesso à saúde e ao bem-estar da população. Por isso, selecionamos anualmente propostas que possam contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente de quem mais precisa”, afirma o superintendente de Sustentabilidade da SulAmérica, Tomás Carmona.
O processo de seleção foi realizado por meio de edital que registrou 212 inscrições para a captação de parceiros aptos a receber recursos via Fundo Nacional do Idoso e Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de uma apuração complementar junto ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas).
Conheça um pouco mais sobre os projetos contemplados:
Fundação Banco de Olhos (GO) – A FUBOG é uma entidade filantrópica humanitária, sem fins lucrativos, instituída pelos Lions Clubes da Grande Goiânia. Desde sua fundação, em 1978, mais de 2.468.000 atendimentos médicos foram realizados, com destaque para as 60.000 cirurgias de catarata e 9.000 transplantes de córneas. Durante 12 meses a A SulAmérica apoiará a entidade, via Lei nº 12.213/2010 (Fundo Nacional do Idoso), para a realização de 2.400 consultas oftalmológicas e 1.200 cirurgias de catarata, fornecendo ainda os óculos necessários no pós-operatório.
Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre (RS) – Criada em 1991, o ICI tem o propósito de aumentar os índices de cura do câncer em crianças. Referência na assistência a crianças e adolescentes com câncer, oferece apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico, medicamentos e exames especiais. Por meio da Lei nº 8.069/90 (Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente), a SulAmérica contribuirá, por 24 meses, para que a entidade melhore a qualidade de vida dos pacientes assistidos e de seus familiares, possibilitando a continuidade do tratamento oncológico com o suporte de uma equipe multidisciplinar.
Instituto do Câncer do Ceará (CE) – O ICC é uma entidade filantrópica de direito privado e referência em tratamento integral do câncer e pesquisa na área de oncologia. Mantenedor do Hospital Haroldo Juaçaba, da Escola Cearense de Oncologia e da casa de apoio Casa Vida, o Instituto já realizou mais de 264.000 atendimentos, incluindo 8.400 cirurgias e 49.200 tratamentos de quimioterapia. A SulAmérica apoiará o ICC por 36 meses, via Lei nº 12.715/2012 (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON), para a realização de um estudo pioneiro com pacientes adultos para identificação de mutações nos genes de pacientes com câncer de mama, câncer de ovário e câncer colorretal.
Associação Escola Louis Braille (RS) – A escola é uma instituição 100% filantrópica que atende mais de 700 deficientes visuais. No local, são desenvolvidos projetos sociais de educação especial e ações integradas de reabilitação para crianças de até 11 anos. São promovidos também atendimento aos adultos com programas de orientação e mobilidade, informática adaptada, sistema braile e aula de música. Por meio da Lei 12.213/2010 (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS), a SulAmérica apoiará a entidade por 24 meses, contribuindo para a realização de serviços médicos assistenciais por meio da aquisição de equipamentos clínicos mais modernos.
Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD – SP) – A AACD é uma associação sem fins lucrativos que visa tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física. Foi fundada pelo ortopedista Renato da Costa Bonfim, em 1950, e, em 2012, incorporou o Lar Escola São Francisco, centro de reabilitação administrado pela Unifesp. O apoio da SulAmérica, também via Lei 12.213/2010 (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS), terá duração de 16 meses e objetiva ampliar o acesso de pessoas com deficiência a procedimentos médico-assistenciais atualmente não ofertados via SUS.