Duas vezes ao ano, a ABA realiza a Mostra de Artes Visuais e Digitais. No dia 07 de dezembro foi realizada a segunda Mostra de Artes do ano de 2016 com o tema “Quintal Mágico”. Na oportunidade, o público pôde prestigiar os esforços e as conquistas realizadas pelas crianças e os adolescentes da ABA. Os pais e responsáveis pelos beneficiários do projeto também estiveram presentes, vendo todos os trabalhos, fotografando os seus filhos e atentos as explicações dos monitores sobre as obras elaboradas.
“Nosso intuito era estimulá-los a pensar em tudo o que queriam que fosse incorporado à vida deles e quais eram seus sonhos. É muito gratificante ver a evolução desses meninos e meninas. Eles (as) tornam-se responsáveis e aprendem a ter paciência com os outros, a respeitar as regras necessárias para que as ações realmente acontecessem”, ressaltou Rose Oliveira, diretora de projetos sociais da ABA.
Como já é de costume, na Mostra de Artes da ABA, alguns pintores viraram tema de estudo, servindo de inspiração às produções das crianças e adolescentes. Este ano, os nomes escolhidos foram Tomie Ohtake, Alfredo Volpi e Antônio Bandeira. Desde 2001 a Associação desenvolve a Mostra, e a cada semestre, o planejamento é apresentado às crianças e adolescentes, organizando em conjunto o que será produzido. Além das Mostras, a ABA possibilita outras atividades, como: rodas de conversas e palestras que funcionam como estímulo para o desenvolvimento de cada pessoa atendida.
A Associação acredita que a educação se constrói a longo prazo. Segundo Rose, “a ideia, desde a fundação em 1994 era disseminar essa cultura cidadã e era fazer com que as pessoas pudessem se engajar em um projeto de crescimento e que envolvesse a sociedade e a cultura. Atualmente, 513 crianças e adolescentes da comunidade Santa Rita, no bairro de Cangaíba em São Paulo, são atendidas e têm acesso a atividades como: dança, artes visuais, informática e esportes. Para os adolescentes, o projeto desenvolve ainda atividades complementares, com foco no mercado de trabalho.