Rede é formada por operações remanescentes da Cooper Gay Swett & Crawford na região
Com presença em cinco países – Brasil, Chile, Equador, México e Uruguai – foi anunciada hoje a criação da SOM.US, a mais nova companhia do setor de seguros e resseguros da América Latina. Composto por operações originadas a partir da Cooper Gay Swett & Crawford, o grupo atuará nas áreas de consultoria e distribuição de seguros e resseguros em toda a América Latina. O plano desenhado pela rede prevê iniciativas a serem implementadas até o ano de 2021.
A partir de um projeto inovador, todas as operações trabalharão de forma integrada e com liderança compartilhada. A rede SOM.US oferecerá ao mercado latino americano um completo portfólio de serviços de assessoria técnica, comercial e operacional, ao mesmo tempo em que constituirá o mais abrangente canal de distribuição de seguros e resseguros da região.
Entre outras iniciativas, a partir de 2017, o grupo trabalha no sentido de replicar, gradativamente, nos países onde houver mercado, o modelo adotado pela operação brasileira, ou seja, incorporando a consultoria de seguros à distribuição de resseguros.
Uma maior aproximação e integração dos escritórios da América Latina era uma antiga aspiração das operações na região. Ela vinha sendo planejada pelas lideranças locais como forma de ampliar e garantir um crescimento sustentável do trabalho desenvolvido sob a bandeira da Cooper Gay Swett & Crawford. Em setembro de 2016, o grupo inglês, rebatizado de ED, anunciou um novo direcionamento em seus negócios. Depois de manter presença na América Latina durante 20 anos, passou a focar a sua atuação como “wholesaler” em diferentes centros (Hubs) situados estrategicamente pelo mundo. Esse cenário foi o ambiente ideal para o lançamento de uma rede que continuasse a trajetória de bons negócios desenvolvidos na América Latina.
Mais do que o lançamento de uma nova marca, a criação da SOM.US reflete uma nova cultura e um redesenho na forma como as operações vinham trabalhando. Ainda que sob a mesma bandeira, os países atuavam individualmente e focados apenas em seus mercados locais. A proposta agora é que a integração seja completa, tanto do ponto de vista de intercâmbio de experiências e equipes, como também de atendimento compartilhado, para que cada parte alcance o seu melhor desempenho, sempre com foco na satisfação dos clientes.
Com vistas a garantir a efetividade do projeto, em 2016 foi desenvolvido um intenso trabalho de avaliação das áreas estratégicas, para identificar sinergias e definir processos únicos. Reunidos, representantes de cada uma das operações discutiram, avaliaram e aprofundaram seus conhecimentos sobre as áreas de compliance, RH, tecnologia da informação e marketing.
Integradas as operações da América Latina, SOM.US reúne um total de 12 escritórios e mais de 250 profissionais, além de uma carteira de clientes com as mais importantes seguradoras da região. No caso do Brasil, a companhia estará presente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal, com 08 escritórios e atendendo a mais de 2 mil corretores de seguros.
Os desafios serão muitos, mas em uma coisa os presidentes da SOM.US de todos os países na América Latina concordam: o lançamento de hoje é um marco na história do mercado de seguros da região.