A economia compartilhada, nome dado ao
movimento de uso temporário de produtos e serviços através de
aplicativos, tem ganhado muita força no Brasil nos últimos anos, e
algumas empresas têm enxergado no segmento oportunidades para
expandir seus negócios: um bom exemplo é a seguradora Tokio Marine,
primeira a atender o nicho de carros compartilhados, atualmente
dominado pelas empresas Uber e Cabify.
“Trabalhamos com seguros para táxis há
quase uma década, e esses veículos possuem o risco similar ao
dos Ubers, de maneira que já detínhamos a expertise para atuar com
esse tipo de veículo. Consequentemente, começamos a atender esses
veículos quase que imediatamente após a aprovação legal do serviço”
explica Luiz Padial, Diretor de Automóvel da Tokio Marine.
Atualmente, a seguradora conta com
mais de 2 mil veículos segurados neste segmento que a empresa
denomina como “transporte de pessoas por aplicativo” sem contar os
Táxis. Os números, entretanto, podem ser ainda maiores “O desafio
que enfrentamos nesse segmento está no preenchimento correto da
proposta dos clientes que se tornaram motoristas desse serviço após
assinarem o contrato conosco”, afirma Padial.
Para evitar equívocos, os Corretores
devem estar atentos ao preenchimento do questionário para enquadrar
o perfil do segurado e à utilização do veículo de forma correta.
Logo no início da cotação, deve-se responder se o veículo é
particular, táxi/carro que transposta passageiros com acionamento
por aplicativos ou outras opções. De acordo com Padial, é um
processo de fácil entendimento. “O desafio do Corretor está em
encontrar esse cliente e fazer o enquadramento correto. Caso
contrário, teremos dificuldades num eventual sinistro. Esse tipo de
informação é essencial para que possamos classificar corretamente o
risco e prestar um bom serviço junto com nossos clientes e
Parceiros”, analisa o Diretor da Tokio Marine.