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As 10 Melhores Idéias de Marketing para Corretores de Segs.

Fonte: Portal Segs Data: 15 dezembro 2009 Nenhum comentário
Nos últimos anos, tenho trabalhado com corretores campeões de vendas de todo o país e do mundo, inclusive os melhores produtores do MDRT (Mesa do Milhão de Dólares – www.mdrt.org). Com a colaboração deles, desenvolvi um conhecimento mais aprofundado sobre o que vem a ser, de fato, a atividade de corretagem de seguros de sucesso.

Este artigo esclarece as principais filosofias e estratégias usadas pelos principais produtores do Million Dollar  Round Table - MDRT. Tais estratégias estão fundamentadas em idéias básicas: agregar valor e construir uma rede de clientes e clientes potenciais para seu negócio.

Você pode ter produtos fantásticos e as melhores idéias de vendas, mas sem um cliente potencial, seu negócio não existe. Portanto, seu negócio se resume à sua capacidade de prospectar e fazer seu próprio marketing (pessoal e da corretora).

Partindo desta premissa, vamos dar uma olhada nas 10 melhores idéias de marketing e prospecção para corretores de seguros (muitas delas você já deve estar praticando!).

1. Surpreenda seus clientes, oferecendo-lhes uma experiência única.


Tenho dito que as pessoas facilmente vêem o seguro como uma commodity. Você já sabe que o que diferencia você dos outros corretores é o serviço. Mas para realmente se destacar e fazer com que seus clientes queiram indicá-lo para os amigos e conhecidos deles, você deve tornar-se um corretor memorável, único. Em uma economia movida por experiências, você tem de proporcionar um acontecimento envolvente a seus clientes. Isso contribui para a fidelidade do cliente e incentiva as indicações.

2. Branding (sua marca) & Posicionamento

constantemente você desenvolve sua marca na comunidade, quer esteja ciente disso ou não. Portanto, não deixe sua marca formar-se acidentalmente. Natura, H.Stern, M.Officer são exemplos de branding. O nome delas já diz tudo. Branding identifica um produto e a percepção de valor que as pessoas têm dele. Crie um plano de ação específico para fazer o marketing do seu negócio. Crie, e depois mantenha uma imagem profissional consistente. Seu ambiente de trabalho; equipe (treinamento e habilidades da equipe); métodos operacionais; papel timbrado; folder com perfil da empresa (e materiais relacionados); cartão de visita; boletim informativo (newsletter); website; e demonstrativo para o cliente. Todos esses itens devem fazer parte de um pacote consistente e totalmente integrado - e devem servir para reforçar constantemente a imagem (e, no jargão atual de marketing, a marca, ou seja, o seu branding) que você quer transmitir – e o posicionamento de mercado que deseja ter.

3. Tenha um sistema para solicitar indicações de forma pró-ativa

diversas corretoras encaram as indicações como uma coisa extra, algo que o cliente deixa escapar de vez em quando, ou que cai do céu. A maioria dos corretores que conheço só pede indicações ocasionalmente. Esta mentalidade precisa mudar. Você
precisa saber como pode usar o poder das indicações a seu favor. Tudo que faz deve ter como objetivo pedir
indicações e fazer o follow-up delas. Vou lhe dar algumas idéias. A melhor maneira de ficar à vontade na
hora de pedir indicações é tornar isso parte da sua rotina comercial. Pergunte aos seus clientes “O que foi positivo no nosso atendimento?” Ou diga-lhes o que fez por eles e depois acrescente “Você concorda?”
Ao darem uma resposta positiva, é um bom momento para dizer “Se conhecer mais alguém que possa beneficiar-se desse serviço, por favor, dê o meu nome”. Pedir indicações é muitíssimo importante. Esses “leads” são fáceis de fechar, têm bom custo-benefício e normalmente transformam-se em clientes fiéis.

4. Você também deve ser um Bom Indicador para seus clientes.

Ajude seus clientes potenciais a melhorarem os negócios deles. Informe-se sobre o que eles fazem. Quando começar a casar os clientes para fazer negócio, o resultado serão indicações e mais negócios no futuro.

5. Prospecte usando outros Profissionais/Fornecedores

visite dois contadores ou advogados toda semana. Se você tiver cinco contadores ou advogados e cada um lhe der uma única indicação, ao final de cinco anos você terá 25 consultores lhe oferecendo de 15 a 20 indicações no ano. Já falou sobre seguros com seus principais fornecedores (médico, dentista, contador, etc)?

6. Networking

criar uma rede de contatos é um método para angariar nomes, mas também é uma forma de aumentar sua visibilidade na sua comunidade. Se você não participa de grupos onde pode conhecer pessoas, está dificultando sua vida. Entre para o clube da comunidade, entidades como Rotary, Lions Club, associações, grupos da igreja, sinagoga ou quaisquer outros grupos nos quais esteja sinceramente interessado. Depois, comece a conhecer pessoas. Diga-lhes que você é corretor de seguros e tenha orgulho do nosso setor e da sua profissão. O objetivo é conseguir o nome e informações de contato delas, permissão para telefonar/visitar, e depois voltar ao motivo que o levou até aquela reunião. Você não fará a venda na reunião do clube, portanto concentre-se em obter nomes para entrar em contato mais tarde. Faça networking o tempo todo, é isso que os melhores corretores fazem!

7. Diga obrigado com flores, ou presentes mais criativos

agradecer aos clientes que lhe derem indicações incentiva novas indicações. Portanto, recompense esses clientes preciosos com uma carta ou bilhete simpático escrito por você. Mas, além disso, dê-lhes um bom presente. Flores e cestas de presentes são muito utilizados e funcionam bem, mas você também pode ser um pouco mais inovador. Por exemplo: um livro sobre um tema que você sabe ser do interesse do cliente; entradas para um evento esportivo, teatro ou cinema; passaporte de um dia para um spa; uma lavagem de carro gratuita etc. Não esqueça dos pequenos detalhes. Você tem canetas, calendários, relógios de parede, utensílios para mesas de escritório e qualquer outra coisa que possa dar com o nome da sua corretora? Se não tem, deveria ter. As pessoas adoram qualquer tipo de presente.

8. Ferramentas eletrônicas

hoje em dia estamos todos ligados aos equipamentos eletrônicos de alguma forma. O meio de comunicação principal é o e-mail, seguido de perto por mensagens de texto e telefones celulares. Use isso em seu benefício. Por que não encontrar um sistema que pegue seus endereços de e-mail e comece uma campanha para manter seu nome e suas idéias visíveis para essas pessoas regularmente? E se o sistema mandasse mensagens de boas festas e feliz aniversário em seu nome? E se isso fosse feito automaticamente? Os sistemas de e-mail marketing existem para facilitar a sua vida e hoje não são tão caros assim.

9. Prospecção via Seminários e Eventos

os seminários ou eventos não precisam ter muita gente para serem um sucesso. Alguns dos melhores seminários têm grupos de cinco a dez pessoas. Outros funcionam muito bem com 25 a 50 pessoas. O segredo é fazer os seminários, ou apresentações, regularmente. Qualquer que seja o ambiente no qual tem penetração, use-o. Talvez você tenha um contato em uma grande empresa e possa fazer apresentações para os funcionários na hora do almoço. Muitas pessoas que comparecerão ao seu seminário não estariam dispostas a marcar uma reunião individual com você. O seminário lhes dá uma oportunidade de conhecêlo e você tem a chance de se posicionar como um expert no assunto.

10. Aprenda sempre

existem ótimos livros sobre marketing e prospecção. Leia-os. Participe de conferências do setor. Lembre-se, você é o que é hoje por causa dos livros que lê, das pessoas que conhece e das experiências das quais participa.

Nunca pare de fazer o marketing de si próprio e do seu negócio. As atividades de marketing devem fazer parte do que você faz todas as semanas. Seu plano de marketing deve automatizar esse processo de forma que você nem se dê conta dele.

Faça da prospecção um hábito diário também. Assim como o marketing, nunca se pare de prospectar. Portanto, torne isso automático: ao incluir o marketing na sua agenda e usar sistemas para torná-lo automático, ele se tornará um hábito e não será mais problema. Mas lembre-se, nada é de graça. Decida quanto pode gastar regularmente para construir seu negócio.

A idéia é justamente essa: fazer seu negócio crescer. Para um negócio de sucesso, o marketing não é opcional, é obrigatório.

* Samy Hazan - Superintendente de Vida da Marítima Seguros. Formado em Administração de Empresas pela FGV, especialista em Marketing & Distribuição pela Université Catholique de Louvain. Foi consultor da LIMRA INTERNATIONAL e representante no Brasil da Million Dollar Round Table (MDRT)
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