Uma pesquisa encomendada pelo Instituto de
Estudos de Saúde Suplementar (IESS) ao Instituto Datafolha revela
que ter um plano de saúde é prioridade para brasileiros não
beneficiários de oito regiões metropolitanas do País (São Paulo,
Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre,
Brasília e Manaus), logo depois da casa própria.
A amostra concluiu que a satisfação com o atendimento dos planos de
saúde está alta entre aqueles que possuem o benefício: 80% estão
muito satisfeitos ou satisfeitos com seus planos de saúde,
independentemente da região pesquisada, sugerindo que quem tem
plano não quer abrir mão deste serviço e quem não tem, gostaria
muito de ter.
A agilidade de marcação dos exames foi bem avaliada por 79% dos
beneficiários, assim como a marcação de consultas, bem avaliada por
78% dos entrevistados que têm plano de saúde.
Cerca de 63% dos beneficiários que buscaram algum dos serviços de
saúde do seu convênio médico no último ano, consideraram que, todas
as vezes, o atendimento recebido resolveu seu problema. Já 20%
consideraram seu problema resolvido na maior parte das vezes,
totalizando 83% de beneficiários satisfeitos com a solução do seus
problemas de saúde.
Quase a totalidade dos usuários de planos de saúde entrevistados
(95%) conseguiram autorização para todos os procedimentos médicos
solicitados nos últimos 12 meses. Por sua vez, 86% dos
entrevistados elogiaram o atendimento recebido durante as consultas
e 85%, durante os exames.
Mais da metade (64%) dos assalariados registrados nas regiões
pesquisadas têm plano de saúde. Em contrapartida, este percentual é
de apenas 25% dentre os trabalhadores informais, sem vínculo
empregatício.
A pesquisa teve como objetivo conhecer o comportamento dos
beneficiários de planos de saúde e medir sua satisfação com o
serviço. Foram ouvidas 3.253 pessoas, entre beneficiários de planos
de saúde e não beneficiários, nas regiões metropolitanas de São
Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto
Alegre, Brasília e Manaus. A margem de erro é de 2 pontos
percentuais para cima ou para baixo. A pesquisa foi realizada entre
os dias 24 de janeiro e 4 de fevereiro. Os resultados da pesquisa
do Datafolha estão disponíveis na site do IESS:
www.iess.org.br.
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