Nos últimos anos surgiram uma
infinidade de aplicativos que facilitam a vida em seus diversos
aspectos: saúde, finanças etc., mas um deles revolucionou a
comunicação. É o WhatsApp, o aplicativo que em 2016 ultrapassou a
marca de 1 bilhão de usuários no mundo; no Brasil, são mais de 100
milhões de usuários que trocam mensagens por essa ferramenta.
Muitos profissionais adotaram o
aplicativo para melhorar a comunicação com os clientes e também
para efetuar vendas. Entre as vantagens do aplicativo está o fato
de ser gratuito. O usuário precisa estar conectado a internet. Ele
permite realizar diversas atividades simultâneas enquanto conversa
com alguém neste aplicativo, uma vez que, pode atender telefone,
responder um email, atender presencialmente um cliente, e em
paralelo, realizar um atendimento via WhatsApp. As pessoas não tem
mais paciência para atender um telefonema a todo instante, por
outro lado, responder uma mensagem de WhatsApp em seu smartphone, é
algo rápido, fácil, e muito mais cômodo para as pessoas.
O Corretor Adauto de Sousa, de Belo
Horizonte, é um dos usuários da ferramenta. Ele considera o
whatsapp uma das ferramentas de comunicação mais importantes dos
últimos anos. “Você consegue interagir com o cliente tendo até uma
identificação visual. Ele permite uma intimidade pessoal e
profissional. É possível conseguir informações sem uso de email”,
destaca.
Para ele o aplicativo ajudar a
personalizar a comunicação com os clientes. “Outro dia atendi um
cliente e vi que na foto do perfil ele segurava um bebê. Durante a
conversa descobri que ele havia sido pai há pouco tempo e já passei
a conversar com ele sobre coberturas importantes nessa nova fase”,
revela.
Também de Belo Horizonte, o corretor
Conrado Queiroz, também participa dos grupos administrados pelo
CQCS (“a troca de experiência entre os colegas e o esclarecimento
de dúvidas e informações é uma troca benéfica além de saber de como
está o mercado em outras cidades”) e conta que hoje o whatsApp é
uma das principais ferramentas usadas na corretora. “Economia de
tempo, agilidade na tratativa com os clientes, envio de documentos
são as razões para que o aplicativo tenha se tornado ferramenta de
trabalho”, diz ele.
O CQCS administra diversos grupos de
discussão no WhatsApp que reúne corretores de todo o Brasil. Nos
grupos os corretores conversam apenas sobre seguros. Eles trocam
informações, esclarecem dúvidas do mercado. Isso mostra também como
o corretor aderiu ao aplicativo e o uso produtivo que tem feito da
ferramenta. Queiroz fala ainda que muitas vezes os seguros são
contratados 100% via whatsapp. Assim como Sousa, ele diz que o
aplicativo ajuda na proximidade com o cliente e que ajuda até a
fazer a venda de outros produtos. “Usamos há uns 3 anos. No início
houve resistência com medo de atrapalhar o cliente no uso da
ferramenta, mas percebemos que o próprio cliente prefere o contato
por whatsapp”, revela.