Nos últimos anos surgiram uma infinidade de aplicativos que facilitam a vida em seus diversos aspectos: saúde, finanças etc., mas um deles revolucionou a comunicação. É o WhatsApp, o aplicativo que em 2016 ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo; no Brasil, são mais de 100 milhões de usuários que trocam mensagens por essa ferramenta.
Muitos profissionais adotaram o aplicativo para melhorar a comunicação com os clientes e também para efetuar vendas. Entre as vantagens do aplicativo está o fato de ser gratuito. O usuário precisa estar conectado a internet. Ele permite realizar diversas atividades simultâneas enquanto conversa com alguém neste aplicativo, uma vez que, pode atender telefone, responder um email, atender presencialmente um cliente, e em paralelo, realizar um atendimento via WhatsApp. As pessoas não tem mais paciência para atender um telefonema a todo instante, por outro lado, responder uma mensagem de WhatsApp em seu smartphone, é algo rápido, fácil, e muito mais cômodo para as pessoas.
O Corretor Adauto de Sousa, de Belo Horizonte, é um dos usuários da ferramenta. Ele considera o whatsapp uma das ferramentas de comunicação mais importantes dos últimos anos. “Você consegue interagir com o cliente tendo até uma identificação visual. Ele permite uma intimidade pessoal e profissional. É possível conseguir informações sem uso de email”, destaca.
Para ele o aplicativo ajudar a personalizar a comunicação com os clientes. “Outro dia atendi um cliente e vi que na foto do perfil ele segurava um bebê. Durante a conversa descobri que ele havia sido pai há pouco tempo e já passei a conversar com ele sobre coberturas importantes nessa nova fase”, revela.
Também de Belo Horizonte, o corretor Conrado Queiroz, também participa dos grupos administrados pelo CQCS (“a troca de experiência entre os colegas e o esclarecimento de dúvidas e informações é uma troca benéfica além de saber de como está o mercado em outras cidades”) e conta que hoje o whatsApp é uma das principais ferramentas usadas na corretora. “Economia de tempo, agilidade na tratativa com os clientes, envio de documentos são as razões para que o aplicativo tenha se tornado ferramenta de trabalho”, diz ele.
O CQCS administra diversos grupos de discussão no WhatsApp que reúne corretores de todo o Brasil. Nos grupos os corretores conversam apenas sobre seguros. Eles trocam informações, esclarecem dúvidas do mercado. Isso mostra também como o corretor aderiu ao aplicativo e o uso produtivo que tem feito da ferramenta. Queiroz fala ainda que muitas vezes os seguros são contratados 100% via whatsapp. Assim como Sousa, ele diz que o aplicativo ajuda na proximidade com o cliente e que ajuda até a fazer a venda de outros produtos. “Usamos há uns 3 anos. No início houve resistência com medo de atrapalhar o cliente no uso da ferramenta, mas percebemos que o próprio cliente prefere o contato por whatsapp”, revela.