Muitos Corretores têm reclamado do cancelamento de débito automático dos clientes. Em casos assim, o Corretor deve agir com cautela e entrar em contato de imediato com o segurado.
Em entrevista ao CQCS, o Corretor Ednir Fornazzari afirmou que já teve casos com segurados em que precisou fazer um novo seguro, outra proposta e outro orçamento para ser emitida uma nova autorização bancária.
“Percebi que algo tinha dado errado no contrato quando a companhia seguradora estornou a comissão da minha conta. Fiquei sem entender, já que não houve nenhum cancelamento por parte do cliente, muito menos da minha. Quando procurei me informar, a companhia alegou que o débito não foi confirmado”, disse Fornazzari.
Ednir afirmou que o cancelamento do débito automático feito pelos bancos atrasou o trabalho da Corretora como um todo. E ele foi obrigado a pausar suas atividades para regularizar o processo. Ele revelou que tudo foi feito com calma, para que o cliente não tivesse perdas e nem ficasse estressado.
Para Auri Bertelli, presidente do Sincor SC, o ideal é acompanhar os vencimentos, e sempre que possível, pedir que a seguradora emita o boleto. “Estamos alertando aos Corretores em nossos eventos, e muitos estão deixando de operar com as seguradoras que apresentam complicações”. Corretor há 36 anos, Carlos Valle acredita que é de suma importância o Corretor fazer o acompanhamento do pagamento e deixar o cliente ciente de que será debitado o valor na sua conta. Valle ainda revela que não tem sofrido com esses problemas em sua Corretora, graças a um modelo de correspondência que foi implantado e está sendo repassado aos clientes.
“Algumas seguradoras estão voltando aos modelos anteriores e oferecendo o pagamento em quatro parcelas sem juros no carnê e por mais que exista um sistema, a melhor forma de se evitar o problema é o trato pessoal. Só o Corretor de Seguros, junto ao cliente pode mantê-lo informado sobre o processo de pagamento”, ressaltou Valle.