Em entrevista concedida ao portal Business News America (BNamericas), o CEO da thinkseg, André Gregori, ressalta a inovação trazida pela start-up de seguros ao mercado brasileiro com o lançamento do aplicativo (APP) thinkseg. O profissional explica como o aplicativo APP funciona e quais são os planos para os próximos anos. Antes de idealizar a plataforma de seguros thinkseg, André Gregori acumula a experiência de 15 anos no setor de seguros, sendo os últimos na área de seguridade do BTG Pactual. O portal CQCS traduziu e editou os principais trechos da entrevista veiculada no dia 28 de março pelo portal BNamericas.
BNamericas : Qual é o papel da thinkseg no mercado nacional de seguros? Gregori : A thinkseg faz a intermediação entre clientes, corretores e seguradoras. Somos uma plataforma tecnológica 100% mobile que coloca todos juntos, no mesmo espaço. Não somos somente um distribuidor. Assumimos o processo inteiro: da subscrição de riscos à gestão de sinistros. Só não fornecemos apólices diretamente. Temos seguradoras parceiras que assumem os riscos.
BNamericas : A thinkseg captura informações do motorista para o seguro de automóvel? Como isso funciona? Gregori : O app capta informações do motorista e da vida dele, como informações sobre saúde. Por exemplo, se você pratica esportes ou não, se o indivíduo faz caminhada, se corre, se anda de bicicleta. Quando a pessoa está no volante, o app verifica a velocidade do motorista, como ele freia, como ele acelera, quantas vezes avança um sinal vermelho ou muda de pista, e quantas vezes lê mensagens no celular quando está dirigindo. Fomos capazes de desenvolver uma tecnologia exclusiva para ter essas informações e pontuar essas ações. A interpretação dessas informação via app vai beneficiar nossos clientes. Atualmente, quando o segurado tem de pagar uma quantia para uma indenização, o custo é dividido igualmente entre todos os clientes. O mercado de seguros nacional tem mais ou menos 75% de bons motoristas que pagam pelos maus motoristas. O mercado de seguros, como um todo, faz uma medição do grupo de risco. Para nós, o risco isolado é o que vale. Com o APP thinkseg, os bons motoristas pagarão menos por seus seguros, enquanto os maus pagarão mais.
BNamericas: O app já está disponível? Está sendo testado? Gregori: Nós escolhemos alguns clientes que estão utilizando o app. Trata-se de um pré-lançamento. Temos 1 mil clientes usando o aplicativo thinkseg atualmente.
BNamericas : Já receberam algum retorno desses clientes? Gregori: No momento, temos registrado todos os retornos dados pelos clientes em nosso sistema. Não estamos aumentando o preço para os maus motoristas. Mas, estamos concedendo descontos para os bons. Estamos nesse pré-lançamento desde dezembro e observamos que os motoristas pontuados com uma ou duas estrelas são os que mais comunicaram sinistros. Aqueles com 4 ou 5, fizeram poucos registros.
BNamericas : Quem são seus parceiros? Gregori : Nós temos duas seguradoras nacionais, três internacionais e uma companhia menor.
BNamericas : Quais são os planos da thinkseg para outros tipos de seguro? Gregori : Nós planejamos oferecer seguro de automóvel, seguro para pets, seguro para viagem, seguro de vida e seguro para equipamentos portáteis (gadgets), como smartphone, tablet, notebook e câmeras. Todos os nossos produtos tem algum diferencial. Por exemplo, nosso seguro viagem, além de cobrir algum problema de saúde durante a viagem, vai cobrir atrasos, mudanças e cancelamentos de voos. Nosso seguro de vida também vai ter um diferencial. Quem tem bons hábitos de vida, pagará menos. Nossa cobertura de vida é similar a do nosso seguro auto. Utiliza a mesma métrica. Vamos olhar as qualificações dos nossos clientes e trabalhar as informações. Ainda temos um produto guarda chuva que vai cobrir tudo em uma única apólice: automóvel, vida, saúde, aparelhos, pets e residência.