Em 2016, a violência no trânsito brasileiro gerou ao País uma perda de produção de R$ 146 bilhões, que equivalem a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB). O valor corresponde ao que seria gerado pelo trabalho de 33,5 mil pessoas que faleceram e outras 28 mil que tiveram invalidez permanente, todas decorrentes de acidentes de trânsito.
O cálculo foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, em estudo realizado com base nas estatísticas do Seguro DPVAT. O trabalho vem ganhando espaço na imprensa, que chama a atenção das autoridades na tentativa de resolver ou atenuar essa grave situação.
Nos dias 29 e 30 de maio, o jornal Folha de S.Paulo promoverá, na capital paulista, o fórum Segurança no Trânsito. O encontro discutirá medidas para redução do número de acidentes de trânsito no Brasil e debaterá questões como o uso de celulares ao volante, a segurança de pedestres e o impacto da violência no trânsito para a economia, entre outros temas.
Um dos debatedores será o diretor do CPES, Claudio Contador, que apresentará dados do estudo elaborado pelo Centro. “Eventos como esse são fundamentais para ampliar o debate e buscar soluções para o problema. Os números são alarmantes e já passou da hora de se tomar medidas mais enérgicas”, declara Contador.
O seminário é gratuito e as inscrições podem ser realizadas no endereço eventos.folha.uol.com.br, onde há informações sobre a programação.