A Susep informou que apenas os 7.503 corretores de seguros que já estão recadastrados (dados do Ibracor) poderão, por enquanto, solicitar a emissão da sua carteira de identidade profissional. Segundo a autarquia, a requisição do documento deve ser realizada no endereço http://www.susep.gov.br/somente por quem teve o pedido de recadastramento deferido. A distribuição da carteira ficará a cargo do Ibracor, órgão auxiliar da Susep.
A Susep comunicou ainda que o custo unitário da carteira de identidade será de R$ 41,16. “Esse é mais um passo importante para o fortalecimento da profissão de corretor e também vai ao encontro de todas as ações que a Susep realiza em prol da proteção do consumidor”, afirma o superintendente da autarquia, Joaquim Mendanha de Ataídes, acrescentando que a carteira profissional do corretor de seguros significa a valorização da categoria.
Os novos documentos serão emitidos em formato smart card para que os corretores possam realizar a certificação digital e tenham mais segurança no relacionamento com as empresas do setor e com outros órgãos do Governo Federal, como a Receita Federal.
As carteiras profissionais serão produzidas em lotes, incialmente de 500 unidades.
De acordo com a Susep, cabe ao próprio corretor de seguros a responsabilidade da conferência dos dados cadastrais para a emissão da carteira.
Quanto a carteira ficar pronta, o corretor de seguros deverá buscá-la nos sindicatos estaduais (Sincors) ou nas delegacias regionais sob a supervisão do Ibracor.
Para essa retirada da carteira, deverá ser apresentado o comprovante do pagamento de emissão e um documento de identificação original com foto.
A Susep ressalta ainda que o corretor de seguros que não apresentar interesse em obter a carteira de identidade profissional poderá comprovar a sua habilitação por meio de certidão extraída no portal da Susep.