Sempre pensando em trazer novidades para o negócio, a Metlife Brasil decidiu promover uma mudança de cultura organizacional, que se revelou também na reformulação dos ambientes de trabalho.
“A gente mudou o nosso layout, não só no escritório de São Paulo, mas em várias das nossas filiais”, conta Raphael de Carvalho, presidente da seguradora. Para ele, essa reformulação significa mais do que uma mudança arquitetônica. “Essa mudança física, no fundo, é pra transmitir o sentimento de uma MetLife aberta, ágil e, principalmente, organizada para estar próxima dos corretores de seguros”, explica. “Por meio dela, quisemos reforçar nossa nova filosofia de gestão, de maior colaboração, tanto entre as áreas como com nossos parceiros”, complementa o executivo.
Para criar o novo visual, a empresa usou como inspiração o conceito de simplificação, que passou a ser adotado no desenvolvimento das ofertas da companhia. “Estamos empenhados na criação de produtos e serviços que possam de fato ajudar o corretor e atender às necessidades dos clientes de forma mais objetiva”, comenta Carvalho.
Na prática, houve a retirada de divisórias, unificação do mobiliário, utilização de peças modernas e de uma nova paleta de cores, além da adoção de estações de trabalho rotativas, para a composição de estruturas mais arrojadas e conectadas. O modelo favorece a nova diretriz adotada pela empresa, que prevê que a atuação dos profissionais esteja alinhada por objetivos e projetos – não mais por áreas -, para que haja maior eficiência e facilidade de gestão.
Os projetos arquitetônicos tiveram um cuidado especial com os ambientes para receber os corretores e favorecer o foco no cliente. “Espaços que privilegiam o conforto e a praticidade foram especialmente desenhados para a troca de conhecimento com os parceiros em torno de produtos e práticas que possam facilitar o dia a dia do corretor e a vida de quem contrata e também de quem é beneficiário dos seguros”, afirma Carvalho.
As filiais em São Bernardo do Campo, Campinas e Belo Horizonte estão em novos endereços e em instalações modernas, para atender melhor os corretores dessas regiões.