Em nova edição do “Papo Seguro Especial”, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, entrevista Arthur Rollo, que vê avanços do mercado de seguros e aponta novas melhorias
Diante do perfil de um novo consumidor, cada vez mais empoderado pelas redes sociais, o mercado de seguros deve manter continuamente seus esforços de comunicação com a população, buscando sempre a precisão e a clareza das informações. É o que afirma o secretário nacional de Defesa do Consumidor, Arthur Rollo, entrevistado no novo episódio do programa “Papo Seguro Especial”, veiculado hoje (18) pelo ‘Canal Seguro’. Em conversa com o presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araujo Coriolano, Rollo aponta avanços no atendimento do mercado segurador.
Na entrevista, Rollo afirma que o setor de seguros “é um setor específico, com nomenclaturas específicas”. “Tem gente que não sabe o que é o prêmio, tem gente que não sabe quando é cabível a indenização, então falta ainda uma penetração maior na sociedade desses conceitos, desses termos próprios do ramo securitário, porque afinal de contas uma grama muito grande de consumidores tem contratado seguro”, diz. “Tenho para mim, na minha prática pessoal, que o conhecimento ainda é pequeno. Então precisamos investir em conhecimento e, sobretudo, em informações.”
Marcio Coriolano lembra no programa que o mercado de seguros, embora seja bastante complexo, não gera muitas reclamações na comparação com outros setores. “Olhando pelas estatísticas, a gente percebe que o seguro está numa posição mais abaixo no ranking das grandes reclamações.”
“Se a gente melhorar o processo de informação do consumidor em geral, tanto em relação à dinâmica do seguro como em relação aos direitos e deveres que ele tem ao contratar um seguro, acho que vai cair ainda mais o número de reclamações. Eu quero eliminar conflitos”, diz o secretário.
Ainda segundo Rollo, a realização dos Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros representa hoje um importante avanço no processo de aproximação entre mercado e consumidor. “Vem em boa hora a iniciativa de manter uma interlocução mais próxima dos Procons, porque eles são fundamentais para entender qual é a expectativa do consumidor de seguros”, destaca o secretário. “A gente tem que estreitar cada vez mais os canais de comunicação com os clientes.”
Ele destaca o treinamento especializado dos corretores de seguros, o que permitiria reduzir possíveis equívocos na hora da contratação de um produto, e do atendimento quando ocorre um sinistro. “Nessa hora o consumidor está hipervulnerável, e quem está atendendo precisa ter a sensibilidade de que está lidando com pessoas que estão num momento difícil da vida. Então, se fizer esse treinamento, a gente vai para uma excelência no setor de seguros fabulosa.”
Confira o novo “Papo Seguro Especial”