O segundo dia do 20º Congresso dos
Corretores que acontece em Goiânia, a Escola Nacional de
Seguros organizou algumas oficinas de trabalho para os
corretores participantes do evento.
Como o assunto principal do congresso
é tecnologia, nada mais natural que uma das oficinas versasse sobre
o tema. O palestrante Fabrício Saad, professor da Escola Nacional
de Seguros, da ESPM, comandou a oficina “As insurtechs, inovação e
a revolução digital no mercado de seguros”.
Saad destacou a importância da
internet na vida da sociedade e como ela influencia o comportamento
das pessoas. “Atualmente toda a nossa vida é online. Costumo dizer
que quando tiramos férias, deveríamos “esquecer” o celular de
propósito”. Segundo ele, em 1 minuto são trocados 16 milhões de
mensagens por whatsapp no mundo.
O professor da Escola Nacional de
Seguros que uma das empresas que mais inovam no mundo é o Google. A
companhia que criou a cultura de inovar o tempo inteiro. “Inovar
pede que sempre se esteja aberto para o novo”, disse ele.
Ele apresentou cases famosos de
empresas que foram obrigadas a inovar (IBM) e empresas que se
recusaram a inovar (Blockbuster) e outras que fizeram bom uso da
inovação para se reinventar e ganhar mercado.
No Brasil tem cases interessantes de
inovação pela exclusão. Comunidades carentes que inovam. Ele citou
o caso da UBBRA uma empresa que surgiu em um bairro periférico de
são Paulo que nasceu no instante em que o ubber – por questões de
segurança – recusava a fazer corridas para o local.
Ele também falou do Case da Youse.
“Sim, do ponto de vista de inovação para falar com o público jovem,
eles atingiram o objetivo já que por meio de três cliques o
objetivo é alcançado”. Ele lembrou que é preciso pensar na
experiência do usuário e, no caso da Youse, “para o público a que
se destina, ele funciona”, afirmou. Ele citou também o caso da
Minuto Seguros que usa o conteúdo para conquistar audiência. “A
criação de conteúdo de qualidade por meio de um blog gera
mídia espontânea e compartilhamento”, disse.