Em “nota de esclarecimento” dirigida
aos corretores de seguros, a Fenacor rebateu, ponto a ponto, todas
as críticas feitas ao acordo firmado pela federação com a Wiz para
o desenvolvimento da plataforma tecnológica ZIM e divulgou pontos
do contrato que formalizou essa parceria. Segundo a federação, a
plataforma foi desenvolvida especialmente para aumentar a
produtividade do corretor de seguros e é “a melhor, mais adequada e
moderna solução”.
O texto lembra que a adesão ao Zim é
facultativa. O corretor tem a opção de sair a qualquer momento.
“Por meio do próprio aplicativo, todos os dados dos clientes e suas
apólices são automaticamente apagados, não sendo mais possível
recuperar – inclusive o histórico de interação que desenvolver no
Zim”, assegura a Fenacor.
De acordo com a nota, o Zim é uma
plataforma pela qual os clientes ou potenciais clientes, sejam
pessoas físicas ou jurídicas, podem solicitar, sempre através do
corretor de seguros, propostas de produtos de seguros, serviços
financeiros entre outros, sempre vinculados a seus corretores
cadastrados.
Além disso, somente pessoas físicas ou
jurídicas habilitadas a exercerem a atividade de corretagem poderão
se cadastrar na Plataforma como “corretor”, que será o único com
acesso ao login e senha usados para acessar a Plataforma.
A federação frisou também que o
contrato foi elaborado com observância a preceitos éticos e
técnicos, além de conter todos os cuidados necessários e que
expressa a dimensão da parceria, “que foi detidamente e
minuciosamente analisada e aprovada unanimemente pelo comitê
tecnológico da FENACOR”.
A Fenacor acentuou ainda que o acordo
visa a inserir e manter o corretor de seguros na era digital;
aumentar a sua produtividade; e potencializar negócios, inclusive
com a venda de novos produtos e/ou serviços.
A plataforma também oferecerá ao
corretor benefícios como comunicação personalizada; chat entre
cliente e corretor; estatística com diversos indicadores para
gestão; recebimento de pedido de cotação de seguro; envio de
proposta de seguro; central de apoio, com canais de ajuda para
esclarecer dúvidas (via chat e e-mail); e clube de benefícios para
o corretor e seu cliente acumularem pontos, conforme uso da
solução.
A Fenacor revelou ainda que a
plataforma conta com certificados de segurança e investimento na
melhor tecnologia disponível e adotando o mais alto nível de
governança corporativa, e está coberta por seguro E&O que
protege de qualquer “sinistro com a carteira de clientes” dentro da
plataforma, com importância segurada de até R$ 5 milhões, além de
armazenamento de dados feito através de ambiente Microsoft Azure,
ambiente Salesforce.
A nova solução oferecida pela Fenacor
será gratuita por um bom tempo para os associados dos Sincors.
Por fim, a Fenacor explicou que a
Caixa Seguradora é apenas um investidor na Wiz e detém somente 25%
do seu capital. Além disso, deixou claro que a WIZ não possui
qualquer relação acionária ou de gestão com a plataforma Youse. “A
Wiz é completamente segregada e independente da Youse. Inclusive,
tem visões bem distintas e antagônicas. Enquanto a Youse apostou na
distribuição direta de seguros, tentando marginalizar o corretor de
seguros, a Wiz sempre acreditou no papel fundamental do corretor de
seguros neste processo”, diz o texto, acrescentando que a WIZ não
atua e não atuará como corretora de seguros no caso específico do
ZIM.
Veja, abaixo, outros pontos do
contrato destacados pela nota da Fenacor:
A – O Contrato estabelece uma parceria
cujo objeto é o desenvolvimento, implementação e operação, pela WIZ
Soluções e pela Fenacor, de uma plataforma tecnológica destinada
aos corretores de seguros, de modo que estes tenham a oportunidade
de comercializar produtos de seguros e outros serviços para seus
clientes em um ambiente digital.
B – A WIZ obrigatoriamente terá de
respeitar a confidencialidade e a manutenção de sigilo e dos dados
e informações fornecidos à Plataforma, inclusive a garantia de
preservação dos negócios e carteira de clientes dos corretores
aderentes, garantindo, inclusive, a manutenção desse compromisso de
confidencialidade e de não concorrência, se e quando o corretor
vier a deixar de integrar a Plataforma, comprometendo-se a evitar
que terceiros (inclusive outros Associados Usuários) tenham acesso
a tais dados e informações e uso diverso do escopo do presente
Contrato.
C – A WIZ também se compromete a
garantir a inviolabilidade e integridade da carteira de clientes
dos Associados Usuários e a preservar em favor destes a
integralidade da comissão a que fizerem jus, proveniente do produto
comercializado aos clientes dentro da plataforma.
D – A WIZ igualmente deverá manter
registros de transações e aderências de usuários da Plataforma, de
forma a permitir o acompanhamento e a auditoria dos negócios da
Plataforma com o intuito de verificar o cumprimento das normas
previstas neste Contrato
E – Pelo Contrato firmado, foram
criados Comitês de supervisão e curadoria bem como estratégico e de
desenvolvimento, com o propósito de efetuar os ajustes que se
fizerem necessários além de aumentar a eficiência na utilização da
Plataforma e definição de relatórios e indicadores utilizados para
acompanhar os resultados e projeções de vendas dentro da
Plataforma; e de auditoria, que irá definir as regras de gestão da
carteira de clientes trazidos pelos corretores aderentes; e apurar
eventuais denúncias realizadas pelos Associados Usuários, podendo a
FENACOR solicitar informações, esclarecimentos e correções à WIZ
nestas hipóteses.