Em “nota de esclarecimento” dirigida aos corretores de seguros, a Fenacor rebateu, ponto a ponto, todas as críticas feitas ao acordo firmado pela federação com a Wiz para o desenvolvimento da plataforma tecnológica ZIM e divulgou pontos do contrato que formalizou essa parceria. Segundo a federação, a plataforma foi desenvolvida especialmente para aumentar a produtividade do corretor de seguros e é “a melhor, mais adequada e moderna solução”.
O texto lembra que a adesão ao Zim é facultativa. O corretor tem a opção de sair a qualquer momento. “Por meio do próprio aplicativo, todos os dados dos clientes e suas apólices são automaticamente apagados, não sendo mais possível recuperar – inclusive o histórico de interação que desenvolver no Zim”, assegura a Fenacor.
De acordo com a nota, o Zim é uma plataforma pela qual os clientes ou potenciais clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, podem solicitar, sempre através do corretor de seguros, propostas de produtos de seguros, serviços financeiros entre outros, sempre vinculados a seus corretores cadastrados.
Além disso, somente pessoas físicas ou jurídicas habilitadas a exercerem a atividade de corretagem poderão se cadastrar na Plataforma como “corretor”, que será o único com acesso ao login e senha usados para acessar a Plataforma.
A federação frisou também que o contrato foi elaborado com observância a preceitos éticos e técnicos, além de conter todos os cuidados necessários e que expressa a dimensão da parceria, “que foi detidamente e minuciosamente analisada e aprovada unanimemente pelo comitê tecnológico da FENACOR”.
A Fenacor acentuou ainda que o acordo visa a inserir e manter o corretor de seguros na era digital; aumentar a sua produtividade; e potencializar negócios, inclusive com a venda de novos produtos e/ou serviços.
A plataforma também oferecerá ao corretor benefícios como comunicação personalizada; chat entre cliente e corretor; estatística com diversos indicadores para gestão; recebimento de pedido de cotação de seguro; envio de proposta de seguro; central de apoio, com canais de ajuda para esclarecer dúvidas (via chat e e-mail); e clube de benefícios para o corretor e seu cliente acumularem pontos, conforme uso da solução.
A Fenacor revelou ainda que a plataforma conta com certificados de segurança e investimento na melhor tecnologia disponível e adotando o mais alto nível de governança corporativa, e está coberta por seguro E&O que protege de qualquer “sinistro com a carteira de clientes” dentro da plataforma, com importância segurada de até R$ 5 milhões, além de armazenamento de dados feito através de ambiente Microsoft Azure, ambiente Salesforce.
A nova solução oferecida pela Fenacor será gratuita por um bom tempo para os associados dos Sincors.
Por fim, a Fenacor explicou que a Caixa Seguradora é apenas um investidor na Wiz e detém somente 25% do seu capital. Além disso, deixou claro que a WIZ não possui qualquer relação acionária ou de gestão com a plataforma Youse. “A Wiz é completamente segregada e independente da Youse. Inclusive, tem visões bem distintas e antagônicas. Enquanto a Youse apostou na distribuição direta de seguros, tentando marginalizar o corretor de seguros, a Wiz sempre acreditou no papel fundamental do corretor de seguros neste processo”, diz o texto, acrescentando que a WIZ não atua e não atuará como corretora de seguros no caso específico do ZIM.
Veja, abaixo, outros pontos do contrato destacados pela nota da Fenacor:
A – O Contrato estabelece uma parceria cujo objeto é o desenvolvimento, implementação e operação, pela WIZ Soluções e pela Fenacor, de uma plataforma tecnológica destinada aos corretores de seguros, de modo que estes tenham a oportunidade de comercializar produtos de seguros e outros serviços para seus clientes em um ambiente digital.
B – A WIZ obrigatoriamente terá de respeitar a confidencialidade e a manutenção de sigilo e dos dados e informações fornecidos à Plataforma, inclusive a garantia de preservação dos negócios e carteira de clientes dos corretores aderentes, garantindo, inclusive, a manutenção desse compromisso de confidencialidade e de não concorrência, se e quando o corretor vier a deixar de integrar a Plataforma, comprometendo-se a evitar que terceiros (inclusive outros Associados Usuários) tenham acesso a tais dados e informações e uso diverso do escopo do presente Contrato.
C – A WIZ também se compromete a garantir a inviolabilidade e integridade da carteira de clientes dos Associados Usuários e a preservar em favor destes a integralidade da comissão a que fizerem jus, proveniente do produto comercializado aos clientes dentro da plataforma.
D – A WIZ igualmente deverá manter registros de transações e aderências de usuários da Plataforma, de forma a permitir o acompanhamento e a auditoria dos negócios da Plataforma com o intuito de verificar o cumprimento das normas previstas neste Contrato
E – Pelo Contrato firmado, foram criados Comitês de supervisão e curadoria bem como estratégico e de desenvolvimento, com o propósito de efetuar os ajustes que se fizerem necessários além de aumentar a eficiência na utilização da Plataforma e definição de relatórios e indicadores utilizados para acompanhar os resultados e projeções de vendas dentro da Plataforma; e de auditoria, que irá definir as regras de gestão da carteira de clientes trazidos pelos corretores aderentes; e apurar eventuais denúncias realizadas pelos Associados Usuários, podendo a FENACOR solicitar informações, esclarecimentos e correções à WIZ nestas hipóteses.