O novo consumidor não quer mais só levar um produto para casa ou contratar um serviço. Ele busca mais que isso: pesquisa o histórico de quem oferta, vai atrás da opinião de quem já adquiriu, analisa todas as possibilidades de compra. Para achar essas informações, basta estar conectado no computador, no celular ou no tablet, os mesmos espaços que hoje ele utiliza para fazer compras. De acordo com a pesquisa Consumidor Digital 2017 da Conversion, 93% dos brasileiros conectados já realizaram compras pela internet. Outro estudo, divulgado pelo Google, indica que as vendas online devem seguir firme e forte nos próximos anos e dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021, crescendo em média 12,4% ao ano. Um dos fatores para o crescimento da receita do e-commerce, segundo a pesquisa, virá de novos consumidores virtuais.
No mercado de seguros, já há um movimento para atender esses novos consumidores. Muitos corretores estão deixando o medo de lado e investindo no mundo digital. Outros tentam entender as mudanças que o mercado vem passando e, mesmo que paulatinamente, se adaptar a elas.