"Tiraram fogão, colchão e vários utensílios de dentro da ambulância", disse a moradora que não quis se identificar. "Quando eu vi pensei que alguém tivesse passado mal. Outros moradores também ficaram curiosos e nos informaram que era uma pessoa que estava fazendo a mudança para cá", contou.
Segundo ela, os moradores ficaram indignados. "Todo mundo achou um absurdo", disse.
Uma portaria do Ministério da Saúde, que estalebece regras para operação de ambulâncias, aponta que esses veículos devem destinar-se exclusivamente ao transporte de pacientes.
De acordo com a Prefeitura de São José, quem flagrar uma ambulância fazendo transporte irregular pode denunciar pelo 156. Após o registro, a vigilância fiscaliza e, se constatada a irregularidade, a empresa pode ser multada.
A Unimed São José dos Campos informou que os serviços de remoção médica (ambulâncias) são terceirizados e prestados pela empresa Med Salva. O plano de saúde disse que já notificou a empresa sobre o ocorrido e informou que vai tomar providências para verificar o que aconteceu.
A Med Salva informou que o veículo tinha passado por revisão de rotina nesta segunda (13) e estava fora de operação. Segundo a empresa, a utilização de ambulâncias para fins particulares dos funcionários é irregular e que por isso medidas administrativas estão sendo tomadas.