Clientes da seguradora contam com
assistência para coleta e descarte correto de móveis,
eletrodomésticos, eletrônicos, entulho e restos de obras, além de
consultoria ambiental para projetos ecoeficientes; ações fazem
parte de projeto global de sustentabilidade da empresa
A posição no topo do Índice Dow Jones de Sustentabilidade do Grupo
Zurich é um sinal da preocupação da companhia com o tema: há anos,
a empresa vem investindo em ações de responsabilidade ambiental e
social em nível global, engajada em causas que contribuem para um
mundo melhor para todos. No Brasil, a Zurich vem adequando seus
produtos a esse propósito e oferecendo a seus clientes uma série de
serviços voltados à sustentabilidade.
O seguro residencial é um dos que vem contando com diferenciais
sustentáveis em sua cartela de serviços. Desde 2017, a Zurich
aprimorou o serviço de retirada dos chamados salvados de danos
elétricos, que são mercadorias e bens avariados, resgatados dos
sinistros da seguradora. “Só em 2020 foram recolhidas mais de duas
toneladas de equipamentos, como geladeiras, TVs, micro-ondas,
impressoras, computadores, máquinas de lavar, entre outros”, conta
Fabio Santos Silva, superintendente de Sinistros Personal Lines da
Zurich no Brasil.
A iniciativa visa a fomentar o descarte ecologicamente correto de
materiais no país, que hoje apresenta números baixos nesse quesito
– segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2017, apenas
3% do lixo eletrônico brasileiro tinha um descarte adequado, por
exemplo.
“Antes de os bens serem descartados da forma mais adequada do ponto
de vista ambiental, existe na empresa o procedimento de verificação
da condição de uso dos itens para possível doação a entidades
assistenciais previamente cadastradas”, explica Fabio. O processo
está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS),
que considera rejeito apenas aquilo que não pode ser reciclado ou
reutilizado.
Assistência para descarte ecológico e projetos sustentáveis
Na cobertura do seguro Zurich Família, os clientes podem ainda
solicitar a retirada e o descarte ecológico de móveis,
eletrodomésticos e eletrônicos segurados, além de entulho e restos
de obras em suas residências.
“Garantimos o direcionamento de maneira socialmente responsável por
meio da parceria com uma empresa de logística reversa. Todo o
descarte segue as mais rigorosas normas de sustentabilidade e é
acompanhado de certificado emitido ao segurado, após a conclusão do
serviço”, explica a gerente de Underwriting Personal Lines da
Zurich no Brasil, Christiane Moraes.
Para entulho e restos de obras, os resíduos são devidamente
separados ou desmontados, seus componentes e materiais são
descaracterizados por tipo e categoria e então retornam à cadeia
produtiva como matéria-prima ou subprodutos para construção civil.
Essa atuação é, aliás, importantíssima: segundo estimativas da
Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção
Civil e Demolição (Abrecon), cada brasileiro gera meia tonelada de
resíduos de construção e demolição (RCDs) por ano, dos quais apenas
21% são reciclados. E parte do problema são os chamados pequenos
geradores de entulho (aquela pequena obra em casa), que em geral
têm poucos recursos e conhecimento para fazer essa destinação.
Os diferenciais sustentáveis da Zurich não param por aí. A empresa
disponibiliza aos seus clientes desse tipo de seguro uma
consultoria ambiental especializada, com profissionais que os
ajudam com ações de consumo consciente de água, energia elétrica,
reciclagem de lixo, entre outras. Além disso, a Zurich também
oferece consultores para auxiliar os segurados na realização de
projetos sustentáveis e inteligentes para reaproveitamento de água
da chuva e uso de energia solar, entre outros objetivos.
Segundo Christiane, a atuação da companhia tem um impacto geral
sobre a sociedade, além de ser um grande diferencial para a
empresa. “Poucas companhias contam com esses serviços. Entendemos
que ele é um benefício aos clientes e a toda a sociedade, já que
está relacionado ao uso responsável de recursos e ao descarte
ecológico e sustentável de resíduos. Nosso objetivo é combinar a
comodidade ao segurado com o cuidado com o meio ambiente,
impactando positivamente a comunidade de uma maneira ampla”,
avalia.
Zurich quer ser uma das empresas de maior impacto do planeta
Com a ambição de se tornar uma das empresas mais responsáveis e de
maior impacto no mundo, a Zurich vem adotando esforços na transição
para uma economia mais sustentável. Isso se reflete em suas ações,
produtos, investimentos e apoio a projetos em todo o globo.
No campo dos produtos, além do apoio ao descarte ecologicamente
correto de materiais, a empresa lançou no Brasil dois seguros
relacionados a iniciativas sustentáveis. “O primeiro, em 2020, é um
seguro para carros elétricos e híbridos, com cobertura em todo
território nacional; o outro é o recém-lançado Zurich4Power,
destinado à instalação e manutenção de painéis fotovoltaicos, tanto
para pessoas físicas como jurídicas. Para os celulares, dispomos de
um serviço de logística reversa e, no seguro auto, o processo de
pagamento às oficinas mecânicas é 100% digital, com zero emissão de
carbono”, conta o Diretor Executivo de Personal Lines da Zurich no
Brasil, Rafael Ramalho.