Mesmo em um ano de pandemia, o mercado de fusões e aquisições no
mercado de seguros teve um de seus períodos mais movimentados. Os
anos de 2020 e 2021 foram marcados por transações milionárias no
setor. O período de quarentena obrigou empresas a se diversificarem
e buscarem novos horizontes, expandindo suas operações e explorando
novas oportunidades.
Foi
o caso da paulista Alper Consultoria de Seguros, que em janeiro
deste ano comprou a Next Marka, corretora de seguros agrícolas e
corporativos de Porto Alegre. O valor da aquisição é estimado em R$
22,8 milhões, que serão pagos R$ 11,9 milhões à vista no
fechamento, e o restante entre 2022 a 2025 em parcelas anuais,
condicionadas aos gatilhos de performance estipulados no contrato
de compra e venda.
No
mesmo mês, a Alper continuou expandindo sua operação e em menos de
uma semana anunciou outra aquisição. A nova operação envolveu a
compra de 100% da Ferfi, de São Paulo, especializada em seguros
saúde, por um valor de R$ 35,2 milhões, mas que pode alcançar R$ 44
milhões, caso algumas metas de desempenho forem atingidas nos
próximos anos.
Em
2020, no mês de agosto, a Alper também comprou a Transborker,
terceira maior corretora de seguros de transporte de cargas do
país, por R$ 58,05 milhões. Em outubro, adquiriu a Vertex por R$
22,1 milhões.
Outra corretora a fazer uma grande aquisição foi a MDS Brasil, que
atua no segmento de seguros, resseguros, gestão de benefícios e
consultoria de riscos, adquiriu a Tovese, pioneira em comercializar
apólices para áreas agrícolas de grãos no Rio Grande do
Sul.
A
Tovese tem mais de 14 anos no mercado e um prêmio previsto de 120
milhões em 2021 quando considerados também a atuação no seguro
pessoal e empresarial para pequenas, médias e grandes
empresas.
Outra transação importante anunciada recentemente foi que a
Creditas, plataforma líder em crédito e soluções de consumo na
América Latina, divulgou a aquisição da Minuto Seguros, insurtech
líder em seguros digitais no Brasil, com o objetivo de fortalecer
seu ecossistema de produtos e ter uma nova vertical de negócios.
Com a transação, a fintech passa a oferecer aos seus clientes uma
gama de opções, que reúnem crédito, seguros e soluções de
consumo.