Com mais de 80% dos seus
colaboradores pertencentes a pelo menos um grupo minorizado, a MAG
Seguros — seguradora especializada em vida e previdência com mais
de 185 anos de atuação ininterrupta no Brasil — tem em sua pauta
constante os temas de diversidade e inclusão.
Como forma de fortalecer esta
cultura dentro da companhia, a MAG Seguros realiza discussões
constantes sobre diversidade e inclusão. Em julho, o foco foi
pessoas com deficiência (PCD). A colaboradora Marina Alexandrino,
responsável pelo Plural, programa de Diversidade, Equidade e
Inclusão da companhia, teve uma conversa com os colaboradores
Sandra Flores, auxiliar Administrativa em Caxias do Sul, e Liniker
Santos, agente de Relacionamento, que atua na matriz, no Rio de
Janeiro. Ambos são pessoas com deficiência — Sandra nasceu sem a
mão esquerda e Liniker possui deficiência visual.
Durante a conversa, os três
compartilharam suas histórias de vidas, dificuldades e
necessidades, com o objetivo de informar e descrever suas vivências
para todos os colaboradores — demonstrando que, às vezes, ações
simples e pequenas adaptações transformam enormemente o dia a
dia.
Liniker deu exemplos de ações
concretas que encontrou na MAG desde o primeiro dia de trabalho.
“Eu já comecei na empresa, dois anos atrás, com um monitor grande,
maior do que o normal, para que não forçasse minha visão. Também
recebi um teclado com as teclas claras e bastante visíveis”,
explicou. Liniker ainda citou os corrimões adaptados da sede, que
lhe dão mais segurança ao longo de todo o trajeto para seu
escritório, localizado no último andar. Sandra também dividiu sua
experiência: “A MAG tem contribuído muito com essas adaptações,
dando sempre o melhor pra gente; no meu caso, um fone de ouvido,
headset, é fundamental para o atendimento ao telefone”, contou.
Em relação ao acolhimento da
equipe, Liniker contou que não existe uma diferenciação. “Eu me
sinto parte de uma equipe, e a questão de eu ser uma pessoa com
deficiência visual não me limita. As minhas metas e cobranças
também são as mesmas, e o tratamento é muito igualitário. Isso é
inclusivo”.
Opinião compartilhada também por
Sandra. “É muito gratificante ter esse espaço para contar, até para
as pessoas conhecerem que nosso dia a dia é mesmo de qualquer outro
profissional”, afirmou ela sobre sua experiência. Para ambos, é
importante que a visualização por todos seja realizada não de forma
focada em suas deficiências, mas sim em seus pontos fortes, na
entrega no trabalho e na realização das suas tarefas, tais como
acontece com todos os outros colaboradores.
A ideia da MAG Seguros, com
iniciativas e momentos de compartilhamento, é difundir as histórias
e tornar cada vez mais o Plural de forma atuante. “A empresa ganha
muito com esse olhar plural”. Qualquer tipo de diversidade torna as
coisas mais criativas e inclusivas para todos — em todos nossos
processos, projetos, produtos e serviços, é fácil de se notar que,
todas as vezes em que pessoas multifacetadas examinaram o mesmo
problema desde a fase de desenvolvimento, nossas respostas se
tornaram claramente mais criativas e completas, inclusive para
nossos clientes”, concluiu Marina.