Proteja o que realmente importa para você. Esse é
o mote da campanha lançada hoje pelo Itaú, durante coletiva de
imprensa realizada em São Paulo, informa o twitter da revista
Apólice. Segundo os executivos do Itaú responsáveis por seguro,
Fernando Teles e Alexandre Aires, presentes no encontro com
jornalistas, a seguradora pretende ampliar a participação de
seguros entre os clientes “Hoje 25% dos clientes possuem algum tipo
de seguro”, escreve Kelly Lubiato, diretora da revista Apólice. Em
alguns segmentos esse percentual chega a 10% e em outros a 50%,
resultando em um potencial médio de crescimento de 40%.
A
nova campanha, explicam, em nada altera a joint ventre com a Porto
Seguro. Os novos produtos serão vendidos tanto no banco como pelos
corretores. Além da campanha, os executivos contaram que em março a
Itaú Seguros lança uma loja virtual aberta para correntistas e não
correntistas adquirem seguros online. O primeiro produto a ser
comercializado na loja é de vida com acidentes pessoais.
Já a
jornalista Aline Bronzati, da Agência Estado, destacou a
participação da venda de seguros do Itaú Unibanco via cartão de
crédito, que atualmente está em mais de 20%, tem espaço para dobrar
de tamanho, segundo Teles. “Já vendemos seguros por meio do cartão
de crédito, mas ainda não fazemos isso de maneira maciça. Um dos
benefícios é o fato de o cartão já ser um instrumento de pagamento
do seguro”, disse ele, segundo nota da Agência Estado. Segundo o
executivo, o Itaú já comercializa por este canal produtos como
seguros de vida, proteção de crédito, residência. “Todos os
produtos com contratação mais simplificada e sem dificuldade podem
ser comercializados via cartão de crédito”, explicou ele, citando o
seguro viagem.
Já as
agências respondem por dois terços da venda de seguros do Itaú
Unibanco. Sobre a participação dos caixas eletrônicos (ATMs, na
sigla em inglês) na comercialização de seguros, Teles disse que tem
crescido nos últimos anos. Outro canal que o Itaú está apostando
para vender seguros é o ambiente online. “Acreditamos que os canais
digitais podem ter uma fatia relevante na venda de seguros.
Queremos, mais do que vender, aprender como este cliente (do mundo
digital) se relaciona”, afirmou Teles, acrescentando que uma fatia
de 15% a 25% para canais digitais é algo “factível”.
Com
todas as novidades, Teles projeta que os prêmios de seguros
comercializados em agências, cartões de crédito e varejista, canal
conhecido como bancassurance, cresça entre 15% e 17% em 2014.
“Nosso crescimento deve ser em linha com o do mercado”, afirmou ele
para a repórter da Agência Estado. Um motivador para o banco
alcançar suas expectativas, conforme o executivo, é o novo
posicionamento do Itaú no segmento de seguros. Após dez meses de
estudo, o banco anunciou hoje que o foco será no segmento de
bancassurance, assim como Roberto Setubal, presidente do Itaú,
vinha ressaltando. Na quarta-feira, 26, a instituição lança uma
campanha para coroar o posicionamento do banco com a mensagem “o
que realmente importa para você”.
O
Itaú conta hoje com uma carteira de 40 milhões de apólices e venda
mensal de 2,5 milhões de itens. O market share da operação de
seguros no resultado da instituição está em 13% e, de acordo com
Teles, há espaço para crescer. Ele não precisou, contudo, um
porcentual, informou a Agência Estado. Já a participação dos
produtos de seguros na base de clientes do banco vai de 20% a 25%.
Teles diz que o grande desafio do banco hoje é aumentar essa
participação, sem precisar um número. Em alguns segmentos, conforme
o executivo, há potencial de elevar a participação em cerca de 40%.
Os seguros de vida, segundo ele, são um exemplo, que hoje têm
participação em torno de 10%. Em outras carteiras, essa
participação é maior, chegando a 50%, segundo Teles.
Sem
revelar os investimentos feitos na nova campanha, os executivos do
Itaú informaram apenas que os desembolsos foram maiores do que os
feitos em 2013. A nova campanha circula até o dia 19 de março e foi
criada pela DM9DDB.