Nos últimos anos, os brasileiros
descobriram o prazer de viajar pelo País. Vários fatores econômicos
e sociais, como a ascensão da classe C e a alta do dólar,
contribuíram para esse fato, fazendo com que destinos nacionais se
tornassem muito populares.
Os novos viajantes, muitas vezes,
não imaginam os imprevistos que podem ocorrer durante uma viagem e
desconhecem as vantagens da contratação de um seguro que os proteja
de possíveis acidentes ou inconvenientes durante o passeio.
Por ser obrigatório somente para
alguns trechos internacionais, existe ainda entre a população o
pensamento de que seguro viagem só deve ser contratado em casos de
destinos fora do Brasil. Quando, na verdade, em um País com
dimensões continentais como o nosso, este tipo de segurança
torna-se primordial.
O seguro viagem para trechos
nacionais, aéreo ou rodoviário e viagens marítimas acaba sendo
dispensado. Trata-se de um grande equívoco abrir mão desta
segurança, já que as despesas com atendimento de saúde nestes casos
podem ser extremamente altas, principalmente em viagens marítimas,
onde o acesso a médicos e hospitais é restrito.
Além disso, o seguro viagem pode
trazer muito mais que cobertura com despesas médicas, hospitalares
e odontológicas. Entre as coberturas adicionais que podem ser
incluídas estão cobertura para extravio de bagagem, cancelamento de
viagem, cobertura de despesas para familiar acompanhar segurado em
caso de internação e regresso antecipado, entre outras.
É preciso ainda estar atento ao
roteiro da viagem para se precaver em relação a possíveis acidentes
em decorrência de atividades programadas. As características de
cada viagem impactam diretamente o formato do serviço que deve ser
contratado.
Se o destino incluir passeios ou
esportes radicais, como rafting, surfe, balonismo, entre outros,
torna-se fundamental a contratação de uma cobertura específica para
essas atividades.
Sempre fazemos seguro viagem
pensando em não utilizar, mas caso precisemos, temos que ter a
certeza de contar com uma cobertura que atenda às nossas
necessidades.
* Raphael Swierczynski, CEO da
QBE Brasil