Com um mercado cada vez mais
competitivo, em que os clientes consideram o preço com um dos
principais fatores de decisão na hora da contratação, as
seguradoras precisam desenvolver novas abordagens para ampliar o
relacionamento e fidelizar seus consumidores. Um estudo da Bain &
Company com mais de 172 mil pessoas, em 20 países, mostra que bons
resultados passam por uma estratégia bem agressiva: a transformação
das seguradoras em provedores de serviços que vão muito além de sua
atividade principal.
Nos maiores mercados, aproximadamente
90% dos consumidores se interessam pela oferta variada de serviços.
Esse cenário permite às empresas do setor se posicionarem como o
elo central de um ecossistema de serviços interligados, que não
dizem respeito diretamente à oferta de seguros, mas que facilitam e
melhoram a vida do segurado. Entre alguns exemplos, estão:
instalação de monitores que detectam invasões, fumaça e vazamentos
domiciliares; prestação de serviços, orientações e diagnósticos na
área da saúde; instalação de sensores automotivos que premiam bons
motoristas ou avisam sobre a necessidade de manutenção; e até
planejamentos financeiros.
O levantamento apontou também que os
consumidores estão dispostos a pagar prêmios mais altos para as
operadoras que ofereçam serviços desejados além do seguro. Além
disso, consideram trocar sua atual seguradora para outra que
ofereça essas soluções complementares.
“Ao oferecer esse pacote de serviços,
as seguradoras abrem a possibilidade de ganhar em três frentes.
Reinventam o relacionamento com seus consumidores, melhoram suas
receitas e reduzem custos. Em termos práticos, essa abordagem
permite impulsionar a fidelização dos clientes já existentes,
atrair novos e reduzir a sensibilidade ao preço em sua base de
consumidores”, afirma Rodrigo Maranhão, sócio da Bain &
Company.
O estudo também comprovou que a oferta
de novos serviços resulta numa melhor avaliação da empresa, pois
clientes que usam essas soluções complementares estão
majoritariamente mais satisfeitos. Em todos os mercados, o Net
Promoter Score ™ – uma medida de fidelização do cliente – de
usuários satisfeitos é, em média, 50% maior do que para aqueles que
não recebem nenhum serviço.
Serviços desejados pelos
clientes
Automotivo: os
serviços que os clientes das seguradoras estão mais interessados
incluem assistência rodoviária, recompensas por condução segura,
sensores que alertam quando seu carro está danificado e que o
localizam quando são roubados, além de descontos em oficinas e
alertas de segurança.
Residencial: para casa, os consumidores
querem serviços de consertos de emergência, monitoramento remoto,
alertas sobre invasão e danos, além da interrupção automática de
eletrodomésticos durante incêndios e vazamentos.
Saúde: os
clientes estão à procura de exames de bem-estar, triagem de
doenças, diagnóstico online e orientação especializada durante o
tratamento e a recuperação. Além disso, desejam acesso digital aos
registros médicos, proteção contra o uso não autorizado e ajuda
para encontrar médicos e agendamento de compromissos.
Seguro de
vida: os clientes de seguros de vida gostariam de ter
acesso aos mesmos tipos de serviços que os clientes de
seguro-saúde.