Depois de um período de recessão
econômica e perda de clientes, os números da Agência Nacional de
Saúde Suplementar (ANS) mostram leve melhora no índice de
beneficiários de planos de saúde (+0,3% em março/2018). Ainda
assim, os 47 milhões de clientes não garantem sustentabilidade
financeira às operadoras, uma vez que a maior parte do faturamento
continua sendo destinada a cobertura de sinistros.
Nesse cenário, uma combinação entre
tecnologia, gestão profissional e equipe de saúde vem mostrando um
resultado bastante promissor: 30% de redução nos custos de
sinistros. A metodologia é o cerne do trabalho da Saúde
Concierge, startup criada no último trimestre de 2017 para atuar
exclusivamente no segmento corporativo. “Nossa proposta é auxiliar
gestores e empresas a tomarem decisões estratégicas para atingir
suas metas levando em conta a satisfação e saúde do beneficiário e
a redução de custos da operadora”, explica Tatiana Giatti, diretora
executiva da startup.
Com a Saúde Concierge, corretores de
seguros de todo o Brasil ganham poder de negociação e atuação
estratégica perante o cliente, seguradoras e planos de saúde. A
gestão do beneficiário realizada pela startup estreita a relação
entre as operadoras e o consumidor e reduz efetivamente custos da
operação de saúde.
Com estrutura disponível para atender
nacionalmente, a Saúde Concierge conta
com mais de 20 mil profissionais de saúde, central de atendimento
24 horas, aplicativo para o usuário final e acompanhamento em tempo
real que garante uma visão geral da carteira de saúde para
corretoras de seguros, seguradoras, planos, RHs etc. Entre apoio
telefônico e presencial, a empresa contabiliza 600 atendimentos
diários, chegando a 18 mil por mês.
Os atendimentos são acompanhados com a
tecnologia que integra dados armazenados em APP, Web e no sistema
operacional da empresa para análise e monitoramento da condição de
saúde dos pacientes. Enquanto isso, a equipe multidisciplinar está
capacitada para acompanhá-lo fora de um ambiente hospitalar. O
método de gestão baseado em processos qualitativos aperfeiçoa o
atendimento de maneira contínua e, com o auxílio da inteligência
artificial, pode prever e agir antecipadamente a alterações
clínicas.
Enquanto a tecnologia trabalha com
dados maciços, integrando informações e propondo soluções, a
análise profissional permite criar um planejamento preventivo e
preditivo. O sistema também é capaz de definir metas e orientar a
força de trabalho para alcançar o resultado esperado, que é a
diminuição no índice de sinistros de saúde.
Os dados alimentados no sistema
incluem um raio-x do dia a dia do paciente, além de consultas,
exames, atendimento em prontos-socorros ou internações em
determinado período. “Com todas essas informações, o sistema nos
permite extrair dados preditivos, que nos ajudarão a saber qual a
melhor conduta ou tratamento a ser seguido em um universo de
pessoas que apresentam um mesmo sintoma, que efeitos surtiu o
tratamento aplicado ou se não deu efeito”, completa Tatiana.
Para o segmento de saúde, a Saúde
Concierge atua na gestão de pacientes crônicos, atendimento médico
e domiciliar de acordo com o grau de complexidade do caso;
desospitalização, internação domiciliar (home care diferenciado);
aplicação de medicamentos específicos; e tratamentos paliativos,
também chamados de Hospice.
Demais atuações
A Saúde Concierge também atua no
mercado de seguradoras de Vida. A empresa avalia de maneira
profissional o perfil de cada beneficiário, a fim de compor um
prêmio mais assertivo e agrega serviços que podem ser usufruídos em
vida, evitando também o sinistro por complicações que poderiam ser
evitadas.