No último dia 12 (terça-feira), conforme estava programado, a Amil realizou o seu próprio “Enem”, destinado ao administrativo das corretoras. O Quiz Show Amil aconteceu no Hakka Eventos, no bairro da Liberdade, região central de São Paulo e contou com a participação de 11 corretoras que mais produziram no período.
Com Ciro Bottini, um dos maiores vendedores da TV brasileira no comando, as participantes Empire, Brazil Health, As Sure, Serra, Viva Saúde, Estilo, My Life, Affinity, Theo, LPX e Multiplan enfrentaram uma prova de conhecimentos gerais sobre o contrato da operadora e suas regras de aceitação.
Como o próprio nome sugere, o Quiz foi também um show. As equipes formaram torcidas organizadas e foram submetidas a rigorosas regras.
Uma bancada composta por gestores da Amil, foi utilizada pelos “vestibulandos” como uma espécie de “ajuda aos universitários”.
O evento foi impecavelmente bem organizado e o índice de satisfação foi, até onde alcançou a nossa pesquisa, uma unanimidade.
Havia carismáticos profissionais responsáveis pela mobilização das turmas, um locutor que interagia com Bottini e até um estiloso funcionário da Amil a exercer a função de VAR (sigla em inglês para video assistant referee ou árbitro assistente de vídeo).
Para não atrapalhar a concentração dos participantes, a equipe do Blog permaneceu em um espaço reservado às assessorias de imprensa e de marketing. Mas isso não foi obstáculo para que recebêssemos os cumprimentos de pessoas gentis como, Marcelo Reina e Vivian Cristina (Brazil Health) e Silvio Lacerda (Affinity).
O Quiz Show Amil, que também acontecerá no Rio de Janeiro, no próximo dia 26/11, promoveu também um festival de prêmios aos participantes. TV, notebook e smartphone, foram a recompensa pelo amplo conhecimento das equipes.
O Quiz, cujas questões estiveram sempre relacionadas aos contratos dos produtos saúde, odonto e mais suas regras de aceitação, classificou as equipes participantes conferindo-lhes os 1º, 2º e 3º lugares.
1º lugar: Equipe As Sure
2º lugar: Equipe Brazil Health - Orgulhoso com o segundo lugar,
Marcelo Reina agradeceu a sua equipe nas redes sociais, “Sinal de
que nosso time presta um super e assertivo apoio a nossos
corretores e franqueados”.
3º lugar: Equipe Serra
Comprometido em promover a reaproximação da Amil com o corretor, Fábio Almeida, diretor de vendas e pós-vendas da operadora, garante que esta foi apenas uma amostra do que vem por aí. “A proposta deste evento é ensinar de uma maneira lúdica e manter o nosso comercial cada vez mais próximo do Canal de Vendas”, disse. Fábio Almeida, que veio da multinacional Roche com a missão de renovar o comercial da Amil, garante que foi criterioso na escolha das corretoras participantes do Quiz Show Amil. “Tivemos cuidado para não haver preferências pessoais. Selecionamos as 11 corretoras com a melhor performance em vendas dos produtos Amil, mas aquelas que ficaram fora da regra, nesta edição, têm a mesma importância para nós e contamos com elas no próximo evento”, ressalta. Ainda na esteira das mudanças que marcam a nova fase da Amil, o diretor descarta a realização de eventos grandiosos como no passado. “Para o ano de 2020, estamos planejando a criação de vários eventos para confraternizar com os corretores. Nossa intenção é promover happy hours, visitas constantes às corretoras, ajuda na premiação dos melhores corretores credenciados de cada corretora, enfim, eventos mais dentro da casa deles, agora”.
A nova diretoria da Amil, nessa nova fase, já realizou mais de 500
visitas às corretoras, fora os eventos dentro da operadora, mas,
conforme garantiu Fábio Almeida, isto é somente o começo.
E a Amil parece mesmo disposta a mudar.
O estorno de comissões de determinadas vendas na Amil, Calcanhar de
Aquiles dos corretores, não vai acabar, mas o percentual, tudo
indica, está com os dias contados. De acordo com Fábio Almeida, a
operadora está fazendo um comparativo com a concorrência e em breve
atenderá ao apelo dos corretores. “Neste momento, junto com o time
de finanças, estamos revendo a regra e esperamos que, a partir de
janeiro, a gente já tenha uma nova regra para a questão do estorno
e assim atender a essa reinvindicação dos parceiros”, promete.
A ‘reconciliação’ da Amil com o Canal Corretor já está produzindo efeito. Não obstante o aumento significativo na produção, “Quinze dias, após o lançamento do produto novo e mais as ações nas corretoras, a Amil registrou crescimento de 20% no volume de cotações. O pessoal já está sentindo a Amil um pouco mais próxima, mas nós não podemos deixar isso esfriar. Daqui para frente vamos manter esse ritmo”, garantiu Fábio Almeida.
O novo diretor de vendas pretende aplicar na Amil o mesmo método
utilizado nas multinacionais por onde passou, sem esquecer as
pequenas, “Hoje nós estamos fazendo uma segmentação das corretoras,
para que a gente consiga dar atenção adequada a cada uma delas e no
futuro começar a diferenciar pela parceria que a gente vai
desenvolvendo com cada uma. Então, quanto mais a corretora dedicar
espaço e tempo para a Amil, mais a gente deve investir nessas
corretoras”, disse.
Indagado a respeito do que seria ‘investir nas corretoras” Fábio
Almeida concluiu, “Seria uma operação ganha-ganha. Este foi um
modelo que eu desenvolvi nas indústrias em que trabalhei,
(inaudível) of Care e Roche, onde a gente sempre fez um
relacionamento muito forte com os parceiros, com os canais de
vendas. E aqui nós faremos a mesma coisa. E investir nas
corretoras, respondendo à sua pergunta, seria plano de bonificação
anual em cima de produção (contratos que além do comissionamento
normal a gente pode oferecer um ganho extra) e nós estamos
diferenciando também, para o próximo ano, um comissionamento que, a
partir de uma determinada meta atingida, possamos aumentar o
comissionamento para aquela corretora. Assim, a corretora que
produzir mais, ganha mais; a que produzir menos, ganha a produção
de mercado”, finalizou.
O próximo Quiz Show Amil será no Rio de Janeiro. Um desafio para a
"maior corretora do Brasil"?
As imagens do evento ficaram por conta do fotógrafo Rafa Von Zuben.
Veja aqui.