Medida busca tornar Agência
mais simples, ágil e eficiente, melhorando a jornada do usuário que
utiliza os serviços da reguladora
A Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) aprovou junto ao Ministério da Economia e à
Presidência da República o seu plano de transformação digital. Com
essa medida, a ANS avança na digitalização dos seus processos e
serviços, simplificando etapas, gerando maior eficiência e
aprimorando a jornada dos usuários que utilizam os serviços
prestados pela reguladora. O documento foi pactuado na última
quinta-feira (10/09), em reunião virtual realizada com a Secretaria
de Governo Digital e a Secretaria Especial de Modernização do
Estado, responsáveis por coordenar os projetos de transformação
digital no âmbito do governo federal.
A transformação digital objetiva
ampliar oferta de serviço digitais e aumentar a satisfação do
usuário, com a disponibilização de serviços mais simples e
intuitivos para os diversos públicos que interagem com a Agência.
Também visa simplificar e desburocratizar os serviços prestados
pela ANS, reduzir o tempo médio de espera dos usuários e
implementar soluções tecnológicas que otimizem os trabalhos dos
técnicos, com a eliminação de atividades repetitivas. Hoje, a carta
de serviços da ANS contempla 16 itens, sendo que oito são
considerados digitais (com diferentes níveis de maturidade nesse
aspecto) e oito são realizados parcialmente de forma digital. A
meta da Agência é que, até 2021, todos esses serviços se tornem
100% digitais.
Na reunião em que foi pactuado o
plano, o diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel,
destacou a dedicação e o envolvimento de todas as diretorias na
elaboração do projeto e reforçou a importância da transformação
digital. “Esse é um projeto de grande relevância, que vai
contribuir para aprimorar cada vez mais as atividades que são
prestadas pela reguladora e para melhorar e ampliar a interação com
os usuários. É uma iniciativa muito positiva e que, sem dúvida, vai
trazer ganhos para toda a sociedade”, pontuou.
O diretor de Gestão substituto,
Bruno Rodrigues, enfatizou que o plano faz parte do Projeto ANS
Digital, que consta na Agenda Regulatória 2019-2021, e busca
inserir a agência reguladora no rol das organizações que possuem um
planejamento voltado para a transformação digital. “Com a pactuação
realizada hoje, a ANS ingressa formalmente no processo de
transformação digital. Nossa intenção é tornar a ANS mais simples e
mais eficiente, para gerar mais valor público para a sociedade”,
disse Bruno.
Também participaram da reunião o
diretor-adjunto de Gestão da ANS, Eduardo Calasans, e a gerente de
Qualificação Institucional, Andrea Lozer, que apresentaram o plano;
o secretário-adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia,
Ciro Avelino, e a diretora de Integração do Governo Digital,
Clarice Gomes Oliveira, que avaliaram e comentaram o plano,
destacando a importância da iniciativa para a melhoria dos serviços
prestados pelo governo federal; e os diretores de Normas e
Habilitação das Operadoras, Paulo Rebello, de Fiscalização
substituto, Maurício Nunes, e de Desenvolvimento Setorial
substituto, César Serra.
Sobre o Plano Digital
O plano da ANS está sustentado em
três eixos. O primeiro trata da transformação digital de serviços e
prevê a disponibilização de oito atividades que atualmente são
realizadas de forma parcialmente digital, tais como alteração de
dados em registro de plano de saúde, obtenção ou cancelamento de
registro de planos e de operadoras, pagamento ou parcelamento de
débitos junto à ANS e suspensão ou reativação da comercialização de
plano de saúde.
O segundo eixo trata da unificação
dos canais digitais, com a implantação do login único, migração do
site da ANS para o portal Gov.br e atualização dos serviços que
irão para o portal, avaliação pelo cidadão e migração dos
aplicativos.
O terceiro eixo contempla a
interoperabilidade dos sistemas, com a integração de base de dados,
iniciativas voltadas para ciência de dados e disponibilização de
dados no formato aberto. Com as ações de integração dos serviços da
ANS às bases de dados do governo, será possível obter informações
de forma automática, eliminando a necessidade, por parte de
cidadãos ou empresas, de preencher campos de formulários,
apresentar documentos e validar informações de forma manual. Já há
previsão de integração com a base do CPF até o primeiro trimestre
de 2021 para serviços como denúncia de práticas irregulares de
operadoras, obtenção de vistas e cópias de processos de
ressarcimento ao SUS e verificação da situação e da regularidade
cadastral junto à ANS.
A partir da pactuação do Plano
Digital, os próximos passos preveem a capacitação e treinamento de
servidores para a realização dos processos de transformação, a
atualização dos serviços no portal da Agência e a realização de
eventos que venham contribuir para a disseminação da estratégia e
dos serviços junto à sociedade.