Alexandre Mandaji
2020, sem dúvida, foi um ano bastante desafiador. Os impactos
econômicos decorrentes da pandemia exigiram de todo o mercado, e
seguirão demandando nesse novo ano, soluções e adaptações a uma
nova realidade. Costumo dizer que são nos momentos de crise que
precisamos nos reinventar e buscar novas possibilidades de
negócios. Encontramos no segmento de Vida – que vem crescendo
significativamente nos últimos anos e superando, por exemplo, o
seguro Auto em prêmios emitidos – a oportunidade de inovarmos mais
uma vez.
Recentemente, lançamos o HDI Vida PME, fruto de uma parceria muito
promissora com a Icatu Seguros. A oferta desse primeiro produto no
segmento Vida vem garantindo aos corretores a possibilidade de
incrementarem suas atividades e ampliarem as carteiras em que
atuam, por meio de recomendações assertivas e indicação de
coberturas e soluções mais adequadas a cada perfil de segurado. A
ideia é que possam aproveitar sua base de clientes corporativos
para oferecer um produto que tem tido cada vez mais aceitação,
principalmente entre as pequenas e médias empresas.
E
esse é um mercado com muita força e representatividade, visto que,
de acordo com a consultoria Empresômetro, 70% dos 20 milhões de
empreendimentos no Brasil são de pequeno porte, o que reforça a
presença massiva desses negócios e sua contribuição para a
economia. Nesse sentido, não podemos deixar de ofertar soluções
simplificadas que atendam diretamente as necessidades desse
segmento tão relevante.
Com
o seguro de Vida, por exemplo, os pequenos e médios empresários têm
a oportunidade de reforçar o pacote de benefícios de seus
colaboradores de forma simples e sem burocracia e, com isso,
valorizar e reter seus talentos. Outra vantagem desse produto é a
possibilidade que o empreendedor tem de deduzir do Imposto de Renda
os pagamentos efetuados do seguro, e o funcionário passa a contar
com coberturas básicas de Morte e Morte por Acidente, além de
coberturas adicionais e assistências que podem somar até 14 opções
de benefícios extras aos segurados.
Hoje, apenas cinco meses após o lançamento do HDI Vida PME,
conquistamos o expressivo número de 26 mil vidas seguradas pela
nossa companhia. É por isso que quero chamar a atenção dos nossos
corretores parceiros para fazerem uso de sua visão de negócios com
o objetivo de identificar oportunidades de crescimento ofertando
esse novo produto. Diante de tantas adaptações pelas quais nosso
mercado vem passando, percebo que é imprescindível trazer novidades
para o setor, e esse é um compromisso que a HDI segue cumprindo.
Vejo, para o futuro, um caminho de muito trabalho e dedicação para
ser trilhado nos próximos meses, em busca de crescimento e
inovação, e tenho plena convicção de que, juntos, estaremos mais
perto de construir um cenário próspero e promissor.
* Alexandre Mandaji está na HDI há mais de 12 anos e ocupa o
cargo de Superintendente de Riscos Comerciais e Resseguro. O
executivo é formado em Administração de Empresas pela USCS, com
especialização em Administração de Marketing pelo CEAPOG-USCS e
mestrado em Administração de Empresas pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Professor Adjunto da Escola
Nacional de Seguros.