A Zurich lançou uma nova ferramenta
para os clientes do seguro residencial para facilitar o registro de
bens. Agora, após a contratação, os segurados podem realizar a
declaração de seus bens por meio de registros fotográficos feitos
pelo celular, em casa, dispensando a exigência de notas fiscais
para comprovação de preexistência dos objetos. Com essa ferramenta,
os novos clientes do Zurich Residência poderão fazer um relatório
fotográfico para a comprovação prévia da existência de bens com
valor superior a R$ 2,5 mil no local segurado. Pode ser
computadores e notebooks, mas também equipamentos periféricos, como
aparelhos de som e imagem, televisores, home theater, soundbar,
jogos eletrônicos, aparelhos de blu-ray, DVD, filmadoras, máquinas
fotográficas, e até ar-condicionado e micro-ondas.
“Após a aplicação de pesquisas de satisfação com nossos clientes,
percebemos o quanto a exigência de nota fiscal obrigatória para
equipamentos eletrônicos, apesar de necessária, soava como algo
frustrante e trabalhoso para o segurado”, conta o Diretor Executivo
de Personal Lines da Zurich no Brasil, Rafael Ramalho. “Não existia
nada que facilitasse esse processo no mercado. Criamos a ferramenta
para quebrar esse paradigma, dando ao cliente a opção de comprovar
a preexistência dos bens por outros meios”, revela o executivo.
Para utilizar a ferramenta, o cliente deve aceitar a proposta de
autoinspeção feita no portal da Zurich no momento da contratação.
Em seguida, ele receberá um Token por SMS que permitirá o acesso à
ferramenta, na qual cadastrará informações sobre sua identificação
e geolocalização. Depois, basta assinalar os bens a serem segurados
e realizar as fotos dos objetos e da fachada da residência. O
sistema exibe eventuais erros e, após resolvê-los, a listagem dos
bens segurados está concluída.
“Essa inovação faz parte de um movimento de digitalização de
processos iniciado pela Zurich há anos, mas que se acelerou com o
contexto da pandemia. Além de trazer conforto e praticidade, essa
ferramenta é muito importante nesse momento, pois proporciona
segurança aos clientes, já que não demanda uma visita presencial.
Buscamos sempre transparência, conforto e facilidade para os nossos
segurados. A evolução do atendimento por meio da digitalização já
era uma tendência e veio para ficar”, pontua Rafael.
Para Marcio Benevides, Diretor Executivo de Distribuição da Zurich
no Brasil, a digitalização de processos que abrange a ferramenta de
inspeção mobile não impacta somente os clientes, mas também os
corretores. “Os novos processos tecnológicos e digitais
estabelecidos pela Zurich como um todo – que incluem também a
plataforma de workflow para cotação – são um apoio à atuação dos
corretores no mercado. Oferecer essa comodidade ao cliente em
tempos de pandemia, como a inspeção mobile, facilitando e
agilizando o processo de contratação dos seguros, é um grande
diferencial para o corretor”, opina o executivo.
No seu catálogo de serviços residenciais, além da relação de bens
mobile, a Zurich já havia disponibilizado uma ferramenta de
vistoria mobile, que pode ser utilizada pelo próprio segurado em
casos específicos que antes demandavam a visita de um prestador à
sua residência.
Crescimento do mercado de seguros residenciais
A evolução do atendimento e o serviço digital vêm na esteira de
outra tendência, que é a de aumento da contratação de seguros
residenciais. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados
(Susep), o crescimento desse tipo de seguro foi responsável, em
2020, por um montante de mais R$ 3 bilhões em prêmios para as
seguradoras no Brasil. A Zurich registrou um crescimento de mais de
20% dos seguros residenciais em relação ao ano anterior.
Para Rafael Ramalho, o aumento da contratação desse tipo de seguro
no país pode refletir alguns desafios trazidos pela pandemia. “No
momento, há uma utilização maior das residências, seja para o
home-office ou para empreendedores que tiveram que trazer seus
negócios para casa. Muitas pessoas precisam dividir sua atenção
entre o trabalho, as crianças e os afazeres do lar, o que aumenta
os riscos, como por exemplo a quebra de estruturas ou equipamentos
essenciais”, explica o executivo.
Segundo ele, muitas pessoas também optaram pelo isolamento em
cidades menores ou no litoral, e suas casas vazias em grandes
centros se tornaram uma preocupação a mais. Por tudo isso, as
opções de seguros residenciais que atenderam a essas necessidades
podem ter se evidenciado como uma boa alternativa de proteção para
essa nova realidade.
“A preocupação com a segurança, que é essencial, é algo que está na
pauta mundial do momento, inclusive dos brasileiros. Atentos a
isso, os seguros da Zurich são adaptados às necessidades das
pessoas, seja para famílias que estão isoladas em casa, para
pequenos empreendedores que tiveram que concentrar os negócios em
suas residências e, também, para aqueles que precisam manter suas
atividades e desejam ter seus bens segurados fora do imóvel, como
os profissionais de saúde”, conclui o executivo.