Módulos estão alinhados com as mais recentes tendências globais
de gestão de equipes; objetivo é qualificar 100% dos líderes da
companhia por todo o Brasil até o fim de 2021
Em
2021, a MAPFRE iniciou a implementação de programas de liderança
dentro da companhia, com o objetivo de desenvolver competências e
ampliar a visão estratégica de seus colaboradores que estão à
frente das equipes. Recentemente, a companhia conquistou a marca de
400 executivos treinados em três programas de liderança diferentes:
Programa de Liderança Feminina, Líder MAPFRE e PDE – Programa de
Desenvolvimento de Executivos.
O
Programa de Liderança Feminina, criado em 2019, surgiu a partir do
momento em que a MAPFRE se uniu à ONU Mulheres, Organização das
Nações Unidas dedicada à promoção da igualdade de gênero e ao
empoderamento feminino. “O objetivo do treinamento tem
sido capacitar as mulheres que ocupam a liderança média da empresa
para uma evolução de carreira e futuras posições de lideranças
estratégicas”, informa Francisco Labourt, diretor geral de
Recursos Humanos da MAPFRE.
Em
2021, o programa teve início das atividades em fevereiro e tem
término previsto no final de julho. Ao todo, são 33 participantes
que estão sendo treinadas em 68 horas de
capacitação. “Realizamos encontros quinzenais e módulos do
curso em que são abordados a importância do líder, jornada de
desenvolvimento, ações e estratégias para a gestão, dentre outros
assuntos que compõem a agenda corporativa mais atual quando se
trata de liderança feminina“, explica Rosangela dos Santos,
superintendente de Talentos.
Outro importante programa, que é uma iniciativa global de
transformação da companhia, é o Líder MAPFRE, que oferece aos
executivos valores, estratégia, transparência entre outros
aprendizados. “É a formação de um líder ágil, flexível e
disruptivo, capaz de se adaptar a todos os ambientes de trabalho e
de empreender. É um líder de referência”, comenta Rosemeire
dos Santos, especialista de Desenvolvimento e Performance. A
estrutura deste treinamento conta com capacitação em três módulos,
que abordam, principalmente, a liderança digital, conhecimento,
valores, comunicação assertiva e estratégia. Cerca de 355
colaboradores, entre gerentes, coordenadores e supervisores estão
sendo capacitados por meio dessa iniciativa.
Já
no PDE – Programa de Desenvolvimento de Executivos, o intuito é
capacitar diretores e superintendentes para que possam lidar com
desafios e gerar as mudanças que a MAPFRE precisa para atingir seus
objetivos estratégicos. O programa tem como base estrutural a
relação de confiança entre líderes e liderados na companhia. Neste
treinamento, todo o material é fornecido pela Fundação Dom Cabral e
é dividido em três grandes módulos, com mais de 130 horas de
desenvolvimento: 1) Pensar Diferente; 2) “Fazer Acontecer”; e 3)
Projetar o Futuro.
“Os três programas já têm nos deixado muito felizes com os
primeiros resultados obtidos, pois já notamos mudanças que estão
acontecendo em todas as áreas da MAPFRE. Assim que concluídos todos
os treinamentos, teremos gestores alinhados às mais recentes
tendências globais, para gerarem negócios também de acordo com o
novo perfil do mercado segurador”, estima
Francisco.
Os
programas de liderança da MAPFRE atingem todos os escritórios da
companhia espalhados pelo Brasil. A companhia planeja concluir o
treinamento de 100% de seus líderes até outubro de 2021.