Seguradora inova em produtos e
processos, ganha 15 mil novos parceiros de negócios e pretende
crescer ainda mais com diversificação
A
Allianz Seguros comemora um ano da compra das operações da
SulAmérica Auto e Massificados, que foi concluída em 10 de julho de
2020, com resultados positivos e inovações. Além de ter obtido um
desempenho dentro das metas estabelecidas, a companhia realizou um
processo de integração com sucesso, lançando produtos e serviços,
que têm contribuído para o trabalho dos 42 mil corretores que estão
atuando com a empresa.
Os
últimos meses foram de muita mudança, mas a seguradora manteve a
parceria e a confiança dos corretores. “Unificamos a área
Comercial, harmonizamos e implementamos melhorias nos produtos e
serviços, além de aplicarmos aprimoramentos nos processos. A
Allianz manteve a participação de mercado alcançada com transação.
Nós conseguimos com que os corretores, que já eram nossos parceiros
e aqueles vindos após a aquisição das operações, continuassem
cotando e fazendo negócios conosco”, diz Eduard Folch, presidente
da Allianz Seguros.
O
executivo reconhece e agradece o trabalho intenso dos colaboradores
da seguradora. “Enfrentamos e superamos os desafios da união de
duas companhias com funcionários e canal de vendas em home office.
Só tenho a agradecer o empenho e profissionalismo de todos”,
ressalta Folch.
PARCERIA REFORÇADA
Com
a implantação do processo de integração, o time Comercial dobrou de
tamanho. A Allianz conta com 72 filiais espalhadas pelo Brasil para
dar o melhor atendimento aos corretores, além da inclusão das
assessorias – são 62 em todo o país, e mais de 15 mil novos
parceiros de negócios. “O modelo comercial da Allianz, com uma
grade de atendimento aos corretores, foi reformulado, está muito
mais assertivo, possibilitando assim um contato mais próximo e de
maior qualidade. As parcerias com montadoras, cooperativas e bancos
também reforçam esse crescimento, assim como a manutenção e
retenção de parceiros”, afirma o diretor executivo Comercial da
Allianz Seguros, Eduardo Dal Ri.
Nesse período, a equipe Comercial passou por treinamentos, a fim de
capacitar os colaboradores que trabalham diariamente com o canal de
distribuição. A área também unificou o atendimento, fazendo com que
o corretor tenha uma única referência dentro da companhia, ou seja,
um único account para atendê-lo.
PRODUTOS DIGITAIS E
DIVERSIFICAÇÃO
Desde novembro de 2020, a Allianz vem lançando constantes inovações
em produtos das operações adquiridas, de Automóvel, Residência,
Condomínio e Empresarial. A maior parte dos aperfeiçoamentos é
fruto de demandas dos corretores. “Eles acompanham tendências que
agregam valor nos produtos e serviços, deixando-os cada mais
simples e flexíveis. São ofertas digitais e simplificadas, com
coberturas completas e amplas”, explica David Beatham, diretor
executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros.
A
Allianz também passou pelo processo de unificação de carteiras.
Desde fevereiro deste ano, todas as renovações ou novas
contratações são 100% Allianz, ou seja, corretores e segurados que
antes operavam por meio da SulAmérica Auto e Massificados já têm
produtos cotados e emitidos pela Allianz.
Para
impulsionar a diversificação, a Allianz continuará lançando
produtos e desenvolvendo projetos. “Queremos seguir com Automóvel e
continuar crescendo nesse segmento, mas também objetivamos evoluir
em outros ramos, como temos feito. A Allianz é uma seguradora
multiprodutos e, por isso, tem condições de mercado para avançar em
apólices de Massificados e Negócios Corporativos, sobretudo, com
uma base de corretores mais robusta. As linhas de Transportes e
Rural vão ser, neste ano, uma das chaves de crescimento da
companhia, além do Saúde, em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo
Horizonte, localidades onde é comercializado”, conta Folch.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR
Dentro desse processo, as equipes de TI, produtos e comercial estão
sempre trabalhando juntas para oferecer a melhor experiência aos
corretores e clientes. O sistema do Frota Fácil Digital, por
exemplo, lançado em abril deste ano com limite de 30 itens e,
agora, com 60 itens, é inovador, atinge os critérios de
simplicidade, digital, exemplo para o Grupo Allianz.
O Frota é um dos principais
projetos da Allianz no Brasil neste ano. O produto, 100% digital,
muito simples, fácil, com cotação na ponta, aceitação e emissão na
hora, vem recebendo elogios do mercado e registrando aumento de
contratações – de abril para maio, o volume de prêmios do produto
cresceu 80%.
CAPACITAÇÃO 3.0
A
seguradora também está incentivando e intensificando treinamentos
aos corretores. A Allianz disponibilizará, em breve, a Máquina de
Capacitação 3.0, uma plataforma de treinamento on-line, que foi
totalmente reformulada, oferecendo novas formas de conteúdo e
funções simplificadas. “O treinamento é a ferramenta mais poderosa
que podemos ter e a Allianz está aberta a atender os corretores,
por meio de filiais, ATNP e assessorias. Nosso objetivo é que todo
corretor seja fluente no sistema da Allianz e estamos prontos para
ajudar”, finaliza Dal Ri.
TRABALHO HÍBRIDO
Nos
próximos meses, até que não haja evolução positiva da atual
situação sanitária, a Allianz segue trabalhando em home office,
como forma de continuar protegendo os colaboradores. O retorno,
quando ocorrer, será gradual e de forma híbrida, obedecendo às
recomendações estipuladas pelos órgãos de saúde e respeitando o
tempo de cada colaborador.
Sobre a Allianz Seguros
No
Brasil há 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e
saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por
meio de filiais em todo o país e mais de 33 mil corretores de
seguros. A Allianz Seguros é uma das líderes no setor de Ramos
Elementares, 2ª em Automóvel e 1ª em Condomínio.
Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos
seus negócios como no campo social, há mais de 25 anos um grupo de
funcionários criou a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários
do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 8 mil crianças e
adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo)
foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à
educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.
A
seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna
do País. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu
mais de 10 milhões de pessoas.