No começo do mês a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS,
divulgou o índice de reclamações nos planos privados, essa
estatística permite ao consumidor comparar a atuação das operadoras
de planos de saúde.
Este índice é calculado de forma que considere a média de
reclamações dos beneficiários de planos privados de saúde contra
uma operadora com registro ativo na ANS nos últimos seis meses e a
média do número de beneficiários desta operadora no mesmo
período.
No cálculo do Índice são computadas as reclamações procedentes
que a Agência recebe por meio do Disque ANS (0800 701 9656), pelo
formulário eletrônico (www.ans.gov.br) por carta ou
presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS espalhados pelo
país.
Como já falamos anteriormente, o crescimento de pessoas que têm
acesso aos planos de saúde tornou-se muito grande, superando a
expectativa dos hospitais e das próprias operadoras.
Mas, nem por isso, o atendimento ao usuário deste serviço tem
que ser abaixo das expectativas e do que é pago. Mas, para que os
consumidores comparem a atuação das operadoras de planos de saúde,
o Índice de Reclamações é apresentado segundo o porte das
operadoras: grande porte (superior a 100 mil beneficiários), médio
porte (de 20 mil a 100 mil beneficiários) e pequeno porte (inferior
a 20 mil beneficiários).
Para fazer essa média, leva-se em consideração a atualização dos
números de beneficiários e de reclamações consideradas procedentes,
o Índice de Reclamações é atualizado mensalmente e apresentado para
os últimos 24 meses com possibilidade de revisão dos índices já
divulgados.
Além disso, a ANS passa a disponibilizar uma consulta relativa
ao total de reclamações de beneficiários no ANS Tabnet, um sistema
desenvolvido pelo Datasus/MS que permite a tabulação de dados
disponíveis nos sistemas de informações da ANS.
Como conhecedor da área, indico o
acesso e a consulta a essa plataformas que a ANS passa a oferecer
aos que têm interesse em contratar um plano de saúde, pois ela te
dá a dimensão de como está o atendimento e comprometimento da
operadora para com o usuário.