Levar a proteção do seguro a 185
milhões de brasileiros que não possuem quaisquer coberturas,
provendo soluções adequadas para atender às necessidades dessa
parcela gigantesca de cidadãos que está fora do universo do
seguro. Essa foi a reflexão que permeou as discussões da 2ª
edição da Maratona da Inovação em Seguros, promovida pelo Jornal do
Seguro (JRS), no dia 18 de agosto, em São Paulo. O Clube
de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) esteve presente
contribuindo com os debates.
“Muitas das vezes inovar é fazer o
básico. Simplificar os produtos e a distribuição de seguros para
que a população tenha acesso à proteção. As ferramentas digitais
contribuem nesse processo. Não vão substituir os corretores de
seguros, mas podem certamente ser utilizadas como aliadas. Cabe aos
profissionais se capacitarem para atender ao chamado desse novo
cenário”, avalia o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de
Mello que integrou o painel “O novo mercado de seguros”, com os
dirigentes do CVG-RS, Andréia Araújo; do ISB Brasil, Joceli
Pereira; e do CVG-SP-, Marcos Kobayashi.
A presidente do ISB Brasil lembra
que é necessário, em primeiro lugar, ouvir o que o consumidor tem a
dizer. “Nesse sentido fizemos uma pesquisa para levantar as
necessidades do cliente e entender como o seguro pode chegar a mais
brasileiros. Nosso papel é fortalecer a cultura do seguro no
Brasil”.
Andréia Araújo, presidente do
CVG-RS e vice-presidente do CVG-SC, acredita que o segredo está em
fazer bem-feito o simples. “A transformação digital veio para
ficar. Presenciamos isso na pandemia. Os agentes do
mercado precisam estar em constante evolução, sempre tendo em vista
as demandas do segurado”.
Marcos Kobayashi, presidente do
CVG-SP, aponta que as seguradoras tendem a seguir o caminho da
personalização para atender “clientes exigentes, que não querem
produtos de prateleira. O corretor, por sua vez, deve aproveitar as
oportunidades de qualificação e se tornar um profissional mais
consultivo”.
A 2ª edição da Maratona da Inovação
em Seguros teve a presença de 300 profissionais do setor de seguros
e contou com painéis que discutiram o futuro do setor, tendências e
caminhos para aprimorar a experiência e a satisfação dos
segurados. Outro destaque da programação foram
os cases de sucesso sobre soluções inovadoras à
indústria de seguros.
O encontro foi transmitido pelo Canal do JRS no YouTube –
alcançando, na média, 1,3 mil espectadores por hora
(no streaming ao vivo), chegando a
aproximadamente quase 9 mil pessoas, segundo a organização do
evento.
“Agradeço ao JRS, nas pessoas da
CEO, Júlia Senna, e do repórter e correspondente em São Paulo,
William Anthony, pelo convite feito ao CSP-MG para participar deste
evento tão enriquecedor. Parabéns pela trajetória de 22 anos
ininterruptos cobrindo o mercado e produzindo informação de
qualidade para o setor e para a sociedade”, finaliza o presidente
do Clube, João Paulo Moreira de Mello.