A participação do número de  beneficiários por cobertura assistencial vem se aproximando na saúde  suplementar. Se em 2001 a diferença era de 82,24 pontos percentuais a favor dos  planos médicos e hospitalares, hoje a distância é de “apenas” 41,46% para os  planos exclusivamente odontológicos, metade do que era há 14  anos.
 
Segundo o último levantamento feito  pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), fechado em junho deste ano,  essa não é apenas a menor distância já registrada, como também reflete que a  tendência é a aproximação entre os dois segmentos. Atualmente, o mercado de  saúde suplementar é composto por 50,9 milhões (70,73%) de beneficiários de  planos médicos e hospitalares, e 21,07 milhões (29,27%) de beneficiários de  planos exclusivamente odontológicos.
 
 
 
“Mesmo crescendo a um ritmo  menor, os planos odontológicos seguem em curva ascendente, pois existe um  gap capaz de dar ao segmento odontológico a possibilidade de conquistar  aqueles clientes do segmento médico-hospitalar em curto espaço de tempo. E isso  porque cada vez mais as empresas e as pessoas vêm se conscientizando da  importância dos planos de assistência odontológica na saúde”, acredita o Dr.  Geraldo Almeida Lima, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de  Odontologia de Grupo (SINOG), entidade que representa institucionalmente mais de  60% do mercado brasileiro de planos odontológicos.
 
Um bom exemplo dessa evolução é o  INPAO Dental, operadora que atua exclusivamente com planos odontológicos.  Somente nos últimos seis meses, a companhia conquistou mais de 100 mil novos  beneficiários. “Recentemente firmamos contratos com diversas empresas e  organizações, como a OAB/RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Grupo MPE  (formado por diversas empresas de engenharia), o que comprova a diversificação  dessa demanda”, revela Claudio Aboud, diretor de Administração e  Finanças.
 
Apesar dos números positivos no Rio de  Janeiro, a saúde bucal no Brasil como um todo ainda é bastante deficitária.  Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios, promovida pelo  IBGE, a população atual estimada do país consiste em 195,2 milhões de pessoas.  Cerca de 22,5 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, ou seja, 11,7% da  população total. Além disto, 8 milhões com mais de 30 anos já utilizam próteses,  apenas 3,8% das crianças com 5 anos estão livres de cáries, 12,8% da população  adulta com mais de 35 anos possui mais de 20 dentes, três em cada quatro idosos  não possuem nenhum dente, 2,5 milhões de adolescentes nunca foram ao  dentista.
 
Sobre o INPAO  Dental
 
O INPAO Dental  (Instituto de Previdência e Assistência Odontológica), empresa especialista em  odontologia, garante atendimento de qualidade em sua rede credenciada altamente  especializada e está presente em todo território nacional com mais de 14 mil  opções de atendimento.