A empresa SAS lançou uma tecnologia
para soluções contra fraudes em seguradoras. A ferramenta
possibilita uma abordagem terceirizada que inclui software,
hardware e serviço de gestão estratégica contra fraude. O produto é
oferecido em diferentes tamanhos para atender, principalmente, às
exigências de Pequenas e Médias empresas (PMEs), dispensando o
investimento em equipe interna para analisar os dados. A Oferta
permite instalação rápida mesmo em empresas sem domínio
analítico
“A solução é capaz de identificar o
invasor da subscrição ao sinistro, melhora o índice de detecção,
aumenta a assertividade e agiliza os processos”, afirma Ricardo
Saponara, especialista em Fraude em seguradoras do SAS. Ainda de
acordo com o executivo, “a cobrança é feita por transação, que
inclui sinistros, cotações e apólices”.
Dados recentes apontam crescimento
de fraudes no segmento de seguros. Uma pesquisa realizada pela
empresa revelou que apenas 21% das seguradoras dos Estados Unidos
monitoram a incidência em tempo real e que somente 13% usam uma
variedade de técnicas avançadas que envolvem soluções analíticas. O
cenário é ainda mais desafiador quando se enfrenta um leque
diversificado de fraudes. Para o especialista, em épocas de
dificuldade econômica, é perceptível o aumento de ciberataques e
fraudes, pois existem pessoas que tentam repor suas perdas de todas
as formas. Outro exemplo é o exagero de reivindicações para a
obtenção de melhores acordos e, também, a ‘invenção’ de acidentes e
reclamações como forma de ganhar dinheiro.