Selecione seu Estado São Paulo
Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024


E-mail:
Senha:
Cadastre-se Login
Acessando.... Erro ao acessar. Esqueceu sua senha?

Dicas de gestão empresarial para empreendedores iniciantes

Fonte: SEGS - FenaPrevi Data: 07 junho 2016 Nenhum comentário

Dicas que vão ajudar você, marinheiro de primeira viagem a se sair bem na crise, fazendo com que a sua empresa cresça de maneira organizada.

Estamos passando por um período de instabilidade econômica em nosso país, mas isso é uma coisa que você já sabe e já deve estar cansado de ler a respeito.

Para quem busca um espaço no mercado com seu próprio negócio, períodos como esse que estamos vivendo exigem dos empreendedores cuidado dobrado.

Por isso, se você está iniciando sua gestão empresarial, deve estar atento a algumas dicas que vão te ajudar a se sair bem na crise, fazendo com que a sua empresa cresça de maneira organizada.

1 - Conheça muito bem os seus clientes

Definir seu público alvo como “homens, 45 anos, empresário” não é mais suficiente para atender e encantar o seu cliente. Você precisa conhecer mais detalhes sobre o seu público, como principais acontecimentos da vida, afazeres da rotina, gostos pessoais e hábitos. Tendo essas informações, você poderá oferecer seus produtos e serviços de uma maneira muito mais personalizada, trazendo um grande diferencial ao seu negócio. Você pode obter sucesso de uma maneira mais fácil quando dá uma atenção especial a esse ponto.

2 - Valide seu modelo de negócios

O modelo de negócios que você estabeleceu para sua empresa é viável? Tentar trabalhar com um modelo de negócios insustentável é o maior erro de empreendedores iniciantes. Valide o mais rápido possível e não tenha medo de mudar o que for necessário para tornar sua empresa rentável.

3 - Sem atalhos: fuja da informalidade

Geralmente, empreendedores iniciantes se veem tentados a começar seu negócio de maneira informal, para não ter gastos com impostos e outros processos. Contudo, se a sua empresa não se formalizar tendo um CNPJ, está automaticamente impedida de crescer. Isso porque uma empresa informal não pode emitir notas, criar conta jurídica em bancos, utilizar máquinas de cartão de crédito ou solicitar empréstimos públicos. Não pegue atalhos, aja corretamente.

4 - Use ferramentas que facilitem seus processos

Uma pequena empresa precisa se organizar da melhor maneira possível, principalmente porque na maioria dos casos o dono da empresa é o responsável por gerir várias outras coisas, como setor financeiro, RH, comercial e vendas. Identifique quais são as tarefas que mais tomam seu tempo útil e procure soluções que possam te ajudar. Por exemplo, fazer o fechamento do relógio ponto dos colaboradores é uma das tarefas que mais toma tempo dos gestores atualmente. Ferramentas de fechamento de ponto online fazem com que você finalize essa tarefa em poucos cliques e totalmente online. Otimize seu tempo e modernize seus processos.

5 - Organize sua vida financeira

Ter a vida financeira fora de controle é um dos erros mais comuns de empreendedores iniciantes. Às vezes, uma situação imprevista faz com que o gestor pague contas pessoais com o dinheiro da empresa, ou vice e versa. Em algumas situações nem o gestor sabe o que é fluxo de caixa, o que é receita e o que é pró labore. A recomendação nesses casos é definir uma porcentagem dos ganhos para retirada e reinvestir o restante para que a empresa continue crescendo.

6 - Pense fora da caixa

O mercado está cheio de “mais do mesmo”. Ao investir e acreditar em seu próprio negócio, é necessário inovar. Isso não quer dizer que você vai inventar a roda, mas pense como seu produto ou serviço é capaz de ajudar a vida dos seus clientes de maneira criativa. Lembre-se que todos os tipos de clientes estão cada dia mais exigentes, é preciso surpreendê-los.

Essas são apenas uma das dicas que você, empreendedor iniciante, pode aplicar hoje mesmo em sua pequena empresa. Sua coragem em empreender e persistência para crescer em meio à crise farão da sua empresa um grande sucesso se souber administrar e gerir seu negócio corretamente.

 

Para participar e deixar sua opinião, clique aqui e faça login.

 

Últimas

 

agencialink.com é o nome fantasia da Raz&aatilde;o Social:
ART Tecnologia de Sistemas S/S Ltda.
CNPJ: 10.199.185/0001-69
Av. Jabaquara, 2860 - Sobre Loja - S&aatilde;o Paulo, SP - 04046-500 - Brasil