Os últimos três anos foram um pouco
atípicos em se tratando de turismo para o mercado brasileiro.
Depois de mais de 50 anos, tivemos por aqui a realização de uma
Copa do Mundo, em 2014, e, pela primeira vez, foi realizada uma
edição dos Jogos Olímpicos em território nacional, no ano passado
no Rio de Janeiro.
Esses grandes eventos, em especial as
Olimpíadas, fizeram com que o mercado de turismo sentisse um pouco
menos os efeitos da crise econômica. Uma pesquisa realizada pelo
Ministério do Turismo em outubro de 2016 revelou que, entre os
entrevistados, 80% deles tinham interesse em fazer uma viagem até
abril para algum destino dentro do país.
Já 2017 se iniciou com alguns pequenos
sinais de melhora na economia. O dólar, que impacta diretamente no
preço das passagens aéreas, está em queda. Segundo os especialistas
em economia, seu valor deve estabilizar entre R$ 3 e R$ 3,20. Mas
como isso tudo impacta o mercado de seguro viagem para 2017?
Tendência é de crescimento
Uma pesquisa divulgada pela FenaPrevi
(Federação Nacional de Previdência e Vida), em meados do ano
passado, indicou que as contratações de seguro viagem tiveram um
aumento de 56,6% até abril de 2016. Esses números são anteriores ao
período considerado de maior instabilidade e crise econômica, de
forma que devemos ter os mesmos patamares do período pré-Olimpíadas
ao menos nos primeiros meses do ano.
A tendência de queda do dólar é outro
fator que pode estimular as viagens para o exterior. A cotação, no
ano passado, chegou a bater a casa dos R$ 4, mas ao que tudo indica
esse fenômeno não deve se repetir em 2017. Por outro lado, a posse
do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos, ainda é vista com
desconfiança pelos turistas, já que ele promete endurecer as
políticas de liberação de vistos.
Estímulo ao turismo local
Como mostrou o estudo do Ministério do
Turismo, o brasileiro nesse momento está mais propenso a viajar
para um destino nacional do que para o exterior. O período
pós-Olimpíada contribuiu para esse cenário, pois durante os Jogos,
com maior procura, aumentou a oferta de quartos. Essa oferta agora
chegará ao consumidor por preços mais atrativos.
Para as seguradoras, esse pode ser um
ótimo nicho a ser explorado. A necessidade de contratação de um
seguro viagem ainda é associada, na maioria dos casos, apenas a
viagens ao exterior. Contudo, mesmo em um destino nacional, é
fundamental estar protegido contra eventuais problemas como
extravio de malas, roubo e furto de documentos ou problemas de
saúde que ocorram em lugares que estejam fora da abrangência de um
plano médico.
Consumidores com mais informações
Da mesma maneira que a procura por um
seguro-viagem deve aumentar, também é cada vez maior o interesse
dos consumidores na busca por informações relacionadas ao tema. Por
isso, deixar claro quais são as situações cobertas para o segurado
e se antecipar às suas necessidades, sugerindo planos flexíveis o
suficiente para cada perfil de público, são características que
estão entre as mais desejadas pelos possíveis clientes.
O seguro, quando acionado, em geral
encontra do outro lado um consumidor em um momento de fragilidade,
seja física por conta de algum problema de saúde, ou emocional, em
razão da ausência de alguns dos seus pertences. Por conta disso, as
cobranças para que o atendimento seja cada vez mais rápido e eficaz
são constantes – e podem fazer a diferença. Sites como o
ReclameAqui, por exemplo, estão cheio de críticas às seguradoras
não pelo fato de o problema em si não ter sido resolvido, mas pela
maneira como a assistência foi providenciada.
Flexibilização de planos
Consumidores com perfis diferentes têm
necessidades diferentes e veem valores agregados distintos nas
mensagens que recebem. Assim, há quem procure um plano de
assistência de viagem para mochilão, enquanto outros buscam uma
assistência para toda a família. O fato é que dar mais recursos
para o consumidor escolher aquilo que ele precisa de verdade é,
cada vez mais, um dos itens levados em consideração antes da compra
da apólice.
Portanto, antes de contratar um plano
– ou oferecer um seguro para os seus clientes –, verifique quais
operadoras contam com os pacotes mais flexíveis para os seus
segurados. Muitas vezes, o fator decisivo na hora da contratação
não é o preço, mas sim os benefícios e as comodidades que o plano
oferece.
Separando o joio do trigo
Como já mencionamos, a cada dia que
passa os consumidores têm mais acesso às informações, aumentam suas
exigências e buscam planos que se adaptem melhor às suas
necessidades. Nesse cenário, empresas que ainda insistem em agir
fora da lei do consumidor devem perder cada vez mais o seu espaço,
o que é uma ótima notícia para as empresas sérias.
Dessa forma, aquelas empresas com nome
consolidado no mercado, conquistado por conta do seu bom trabalho,
precisam se preocupar apenas em oferecer as melhores opções
possíveis para os seus clientes, deixando de lado dores de cabeça
com concorrentes desleais. Para o consumidor o prognóstico também é
dos melhores, uma vez que, com menos perdas das empresas sérias,
todas acabam tendo condições mais interessantes para oferecer
serviços cada vez mais completos.
Seguro viagem: mais importante do que
nunca
Deu para perceber que o cenário para o
mercado de seguro viagem em 2017 está cercado de otimismo, não é
mesmo? A perspectiva é justamente essa, a de ampliar a oferta, com
melhores condições, e passar a atender cada vez mais o turismo
local – já que para o exterior o setor se encontra em uma posição
consolidada.