A prefeitura
de Porto Alegre trocou, nesta semana, o plano de
saúde oferecido aos seus servidores. A empresa Verte Saúde, que
atendia os funcionários públicos desde 2015, dá lugar ao Centro
Clínico Gaúcho (CCG). Alguns servidores da ativa e aposentados
alegam terem sido comunicados da mudança pela própria empresa, e
não pela administração municipal.
Os períodos de carência serão aproveitados, sem necessidade de
cumprimento de novo prazo. A princípio, os benefícios continuam os
mesmos: consultas em especialidades médicas nas próprias unidades e
na rede credenciada, internações hospitalares em quarto
semi-privativo (dois leitos dividem o mesmo espaço) e com valores
de coparticipação — a maioria dos serviços, porém, ficou mais
cara.
A prefeitura continua subsidiando valores mensais para um
titular e um dependente.
- Remuneração até R$ 4.546,05 -
subsídio de 80%
- Remuneração de R$ 4.546,05 até R$
8.523,84 - subsídio de 30%
- Remuneração acima de R$ 8.523,84 -
subsídio de 10%
Há quem diga ter descoberto pelo próprio plano de saúde a troca,
como a auxiliar de enfermagem Tânia de Castro, 73 anos, aposentada
há sete. Ela procurou a Verte Saúde há dois meses para marcar
exames para uma cirurgia de catarata, que estava sendo discutida há
algumas semanas, quando descobriu que o plano de saúde iria se
desvencilhar da prefeitura no dia 17 de agosto. No mesmo dia, foi à
Previmpa e ao Paço Municipal procurar explicações, mas, segundo
ela, ninguém soube informá-la da mudança.
Preocupada, resolveu antecipar todos os exames e consultas
possíveis. Nesta segunda-feira (20), ela conseguiu uma nova
carteirinha do Centro Clínico Gaúcho e a devida explicação de que o
plano de saúde estava sendo trocado pela administração. Por sorte,
o mesmo médico com quem ela e o marido consultavam também é coberto
pelo novo plano: Tânia já conseguiu marcar uma consulta para 27 de
setembro para mostrar os resultados dos exames.
— Fiquei no escuro, apavorada. Ninguém sabia da troca — diz
Tânia.
Diretor de comunicação adjunto do Sindicato
dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Adroaldo
Bauer Spindola Corrêa afirma que a mudança estava descrita no
acesso ao contracheque eletrônico no site da prefeitura e nos
panfletos do sindicato; porém, ele concorda que a informação não
foi bem divulgada para todos os municipários. Sua preocupação é com
os servidores que têm procedimentos agendados para os dias
seguintes, já que a prefeitura não teria dado orientações concretas
sobre o prosseguimento dos acompanhamentos nem respondido aos
pedidos de reuniões para debater o tema.
— Ainda é um limbo. Se meu médico não for conveniado ao Centro
Clínico Gaúcho, eu vou ter que trocar de médico e iniciar o
procedimento. Tentamos ser recebidos pela prefeitura antes para
debater a essa pauta, mas não fomos atendidos. Se tivéssemos sido
recebidos, essa informação seria mais clara para todos — alega.
A prefeitura afirma que o convênio com a Verte Saúde não foi
renovado porque a empresa teria pedido um reajuste financeiro de
173%, valor "bem superior" ao percentual estabelecido em contrato,
de R$ 2,95%. Uma nova licitação foi aberta em 8 de junho e o Centro
Clínico Gaúcho foi o único concorrente.
O Executivo também diz que comunicou seus servidores sobre a
troca por meio de “comunicados, release e pelo Portal RH 24 horas”.
Também salienta que “alguns” procedimentos pré-agendados com a
Verte foram cumpridos, mesmo após o término do contrato — por
telefone, entretanto, a empresa afirmou que todas as consultas
agendadas para depois do dia 17 foram canceladas.
Municipários devem comparecer à
prefeitura para retirar sua carteira, na Rua Siqueira Campos,
1.300, na sala 945 — inativos devem ir ao 14º andar do mesmo
prédio. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h
às 11h30min e das 13h30min até às 17h30min. Os manuais completos
estão disponibilizados neste link do site da
prefeitura.